Restaurado: “4 dias após o divórcio, nos reconciliamos”

Promessa do dia: ”Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” Salmos 103:2

Happy fall woman throwing leaves

TCR Podcast Kiara

Como tudo isso começou?

A grande verdade é que eu comecei a construir minha casa na areia. Durante todo o namoro, eu tinha dito ao meu MT (Marido Terreno) que colocaria o sobrenome dele, mas no momento de entrega dos documentos ao cartório, eu voltei atrás. Mantive o sobrenome dos meus pais. No dia do nosso casamento, eu contei uma mentira ao meu MT, acatando a instrução da minha sogra, que me disse que se não o fizesse, estragaria nossa lua-de-mel. É claro que estes dois fatos marcantes foram usados contra mim mais tarde.

Meu MT entrou em depressão profunda e eu ouvi todas as mentiras de que ele só melhoraria se buscasse a ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra. Ao invés de pedir ajuda ao Senhor, eu insisti tanto com MT (Marido Terreno) para que procurasse esses profissionais que ele acabou indo. Então ele passou a questionar tudo em volta dele, mas principalmente sobre como atingir a “felicidade”. Ele passou a fazer tudo o que ele achou que deixou de fazer, por medo ou por falta de coragem, não importando as consequências.

Assustada e tentando fazer com que ele não tomasse decisões erradas ou precipitadas, nós brigávamos muito. Passei a ser uma pessoa que atrapalhava o caminho dele. Com quase 7 anos de casados, tivemos uma briga tão feia, que o meu MT me deixou na rua à noite sozinha. Quando ambos chegamos em casa, ele me disse que estava repensando nosso casamento e que era para eu orar por isso. Ele me disse que não me amava mais, que não via mais um futuro comigo, que não queria ter filhos comigo e que queria se divorciar de mim. Eu me vi no vale da sombra da morte, sozinha e desesperada. Meu mundo havia caído. A dor era tanta, eu sofri tanto, que eu pedia ao Senhor para me levar. Eu não tinha coragem de tirar a minha vida, até porque eu sabia que era pecado, mas eu queria morrer.

Ainda morávamos juntos, mas num ambiente cheio de agressividade emocional, transferência de culpa, raiva e desprezo. E tudo o que eu fazia para tentar salvar meu casamento não dava certo. Eu só piorava as coisas e alimentava a certeza dele em querer o divórcio! Ele contou gradualmente para amigos e parentes e tudo se encaminhava para o fim! Eu derrubei a minha casa com minhas próprias mãos!

Como Deus transformou você & Ele transformou a sua situação conforme você O buscou de todo o coração? 

Eu nasci em um lar cristão e fui salva aos 7 anos de idade. Então eu busquei a Deus, porque eu sabia que isso era obra do inimigo. Mas eu não entendia porque isso estava acontecendo. Em minhas leituras da Bíblia, eu sabia que Deus odeia o divórcio. Então, porque eu estava passando por tudo isso? Procurei amigos, meus pais, psicóloga e até pastores para me ajudar. Nada deu certo, é claro. Em minha ansiedade, eu comecei a buscar na internet diversos materiais sobre como restaurar meu casamento, porque eu não queria o divórcio.

Então o Senhor me guiou ao site do Restore Ministries International (RMI), em português. Eu devorei o livro Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento, (Erin Thiele) e minhas respostas começaram a vir, inclusive sobre o porquê disso tudo. O Senhor me disse: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” Apocalipse 2:4-5.

Nossa... Essa dura verdade veio como um soco no estômago e um tapa no meu rosto. Eu sabia que eu tinha colocado o meu MT (Marido Terreno), meu trabalho e minhas próprias necessidades acima Dele. O Senhor era a última prioridade da minha vida. Eu era uma Mulher contenciosa, fariséia, mentirosa e rebelde. Eu tinha aprendido o que a maioria da minha geração aprendeu: “seja independente”, “mulher não tem que ficar em casa”, “faça o que você quiser”, “cuide da sua autoestima” e tantas outras coisas...

Mas junto com essa terrível verdade, Ele me fez uma promessa incrível: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” 2 Crônicas 7:14. 

Com o coração verdadeiramente quebrantado, finalmente me rendi e deixei que o meu Senhor se tornasse o meu Marido Celestial (MC)! Ele foi me falando de amor e eu fui aprendendo e aplicando cada um dos princípios que estão no livro e nos Cursos do RMI, no meu próprio ritmo. Tropecei bastante e tive que ser refinada várias e várias vezes. Mas com muita paciência, meu Querido MC me transformou! Pouco a pouco, a mudança foi se tornando visível ao meu MT (Marido Terreno) e o muro de ódio foi caindo. Aleluia! Não é nada fácil. A porta é muito estreita. Mas Ele prometeu que estaria comigo nessa jornada!

Quais os princípios, da Palavra de Deus (ou princípios dos nossos recursos), que o Senhor te ensinou durante essa provação? 

Ao ler os livros “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento,“ e Uma Mulher Sábia.  (ambos de Erin Thiele), eu aprendi sobre diversos princípios! Vou citar os 3 que eu tive mais dificuldade:

1) Espírito manso e quieto: Eu era contenciosa, briguenta, rixosa. Eu queria tudo do meu jeito. Eu não era submissa ao meu MT (Marido Terreno). Eu acreditava nas mentiras de igualdade de gênero, de independência feminina e que, se quiséssemos ter um bom casamento, eu precisava discutir a relação. Além de discutir sobre as coisas “normais”, eu ainda confrontava os pecados do meu MT. Por ambos sermos cristãos, tudo que eu achava na Bíblia eu dizia para ele e apontava os pecados dele. Mas eu mesma não enxergava os meus próprios pecados. Ou, pior, os escondia. Eu era fariséia. É claro que além de não adiantar nada, toda discussão e confronto levantavam o muro de ódio. Eu precisava mesmo era orar pela libertação do meu MT, enquanto eu mesma corrigia os meus caminhos. Aos poucos, fui me tornando essa mulher de espírito manso e quieto. Na verdade, isso será um exercício contínuo, mesmo após a restauração!

2) Buscar a Deus (BD) primeiro, em todas as coisas: Eu sempre busquei ser independente, autossuficiente. Então eu fazia tudo de acordo com a minha própria vontade ou com as minhas próprias forças. Então, BD (Buscar Deus)  em tudo, principalmente em uma situação que nossos olhos carnais acham que é “urgente” foi particularmente difícil. Mas eu tive a oportunidade de ser abençoada em muitas situações, principalmente naquelas em que eu precisava ser submissa, ainda que eu soubesse que não estava certo. O Senhor cuidou das minhas provisões e de livramentos! Aleluia!

3) Deixar Ir: Para mim, foi relativamente fácil não fuçar as redes sociais ou perguntar ao meu MT aonde ia ou quando voltava. Mas isso, apenas quando comparado a deixar ir meu casamento. Quero dizer, sim, eu queria a restauração. Mas só quando você abre mão de absolutamente tudo para se submeter à vontade do Senhor, inclusive da restauração, e fazer tudo o que Ele deseja... E desejar apenas o Senhor... Ah, que libertação! Aí sim, eu pude entender o que é a verdadeira Vida Abundante!

Quais foram as horas mais difíceis que o Senhor te ajudou a atravessar? 

Quando meu MT (Marido Terreno)  começou a espalhar para todos que estávamos separados, foi terrível! Eu me sentia envergonhada e humilhada. Ou as pessoas tinham pena, ou me achavam maluca de ainda querer ficar com meu MT. Meu irmão teve muita raiva, porque era o melhor amigo dele maltratando a irmã...

Outro momento difícil foi quando ele passou a dormir em outro quarto. Ele saía sem me dizer aonde ia e quando voltava. Eu me sentia sozinha, desamparada e abandonada. Nem mesmo no meu aniversário ele falou comigo. Apenas me mandou uma mensagem, meio de parabéns, meio de briga. Foi horrível.

Qual foi o "ponto de virada" de sua restauração? 

Depois que consegui aprender e aplicar os princípios, o muro de ódio entre eu e meu MT finalmente caiu. Eu soube disso quando ele passou a ficar mais tempo em casa e era solícito e bondoso comigo. Ele viu o meu comportamento na reunião com o advogado de divórcio e se surpreendeu com meu Espírito Manso e Quieto , que só meu Marido Celestial (MC) poderia me dar. Quando ele entrou com os papéis do divórcio, ele já estava em dúvida, mas seguiu adiante.

Com a data do divórcio próxima, eu sabia que teria que me mudar de casa. Então meu MC me deu a oportunidade de pedir ao meu MT apenas um final de semana para arrumar minhas coisas e partir para a casa dos meus pais, enquanto achava um lugar só para mim. Até então, meu MT (Marido Terreno)  não tinha “se ligado” que não me teria mais em casa. Ele ficou desesperado! Não dormiu direito e me pediu 3 vezes para ficar em casa, mesmo divorciados, com a desculpa de ajudar com os gastos da casa. Mas eu disse que não, já que não havia mais motivos para morarmos juntos.

Além disso, com o conhecimento da verdade, eu dispensei a minha psicóloga e também a terapeuta de casal. Nós fomos à última sessão e eu iniciei a sessão agradecendo a ajuda e dizendo que era o último dia, porque o divórcio estava marcado e não havia mais a necessidade de irmos. A terapeuta levou um susto, mas o Senhor a usou para dizer para mim e para o meu MT que ainda nos via como casal. Isso, reforçou a inquietação e desespero do meu MT.

Compartilhe conosco COMO isso aconteceu. Seu marido simplesmente apareceu? Você suspeitou que isso estava perto de acontecer? 

Eu pedi para o Senhor para que, se fosse da vontade Dele, que Ele não permitisse o divórcio. Mas o dia chegou e eu estava apenas andando com fé. Era uma quinta-feira quando fomos ao cartório. Eu acordei feliz naquele dia... Eu estava confiante de que, mesmo que Ele não parasse o divórcio até a assinatura dos papéis, ainda assim, era o melhor para mim. O meu Marido Celestial estava trabalhando por mim, eu não tinha dúvidas!

Eu e meu MT fomos juntos de carro, já que ainda morávamos juntos. O meu MT foi carinhoso e estava transparecendo que o coração estava pesaroso. Ele segurou a minha coxa enquanto dirigia, o que me pegou de surpresa, porque ele não fazia isso há tempos... Mas ainda que eu estivesse indo me divorciar, eu estava feliz! Era o Senhor me abraçando e me confortando. Não havia nada que pudesse explicar a paz que eu estava sentindo. E isso confundiu muito meu MT...

Eu tinha uma ponta de esperança de que o Senhor impedisse no último minuto, mas assinamos os papéis. Mas tudo bem, porque eu sabia que se o Senhor havia permitido, era porque Ele tinha um plano! Eu estava tão alegre que o meu MT demonstrou surpresa com isso. Meu agora, Ex-Marido (EM), já havia tirado a aliança dele, mas não pediu para tirar a minha. Então eu estava usando a minha aliança até o divórcio, seguindo o indicado pelos cursos do RMI.

Então era hora de tirar a aliança, mas o Senhor me guiou a fazer isso apenas dentro do carro, na volta de casa. Meu EM estava dirigindo quando eu a tirei. Ele acabou errando o caminho de volta porque prestou atenção no que eu estava fazendo...

Eu comecei a arrumar a minha mudança, mas meu EM não queria ver isso. Ele pediu que eu não fizesse isso enquanto ele estivesse em casa, porque machucava ele. Eu acatei o pedido não por submissão, mas porque sabia que ele estava sofrendo. Tive compaixão por ele. Na manhã de sábado eu já tinha tudo pronto e preparei um último café-da-manhã para ele. Ele disse que isso era muito triste e que estava ansioso. Estava com vontade de chorar. Não queria que eu fosse embora. Ele mesmo me ajudou a levar a mudança para a casa dos meus pais e, à noite, por mensagem, perguntou se eu ainda estava orando por nós. Naquele momento, eu desconfiei de que a restauração estava próxima. Mas com sinceridade, isso não me deixou ansiosa. Eu estava aproveitando a proximidade com meu MC e com meus pais.

Na segunda, ele me chamou para conversar. Ele pediu perdão, me contou o que estava se passando e pediu para que nós voltássemos a ficar juntos. Eu o perdoei e, apenas 4 dias após o divórcio, nos reconciliamos. ALELUIA! A DEUS TODA HONRA E TODA GLÓRIA!!!

Não voltei a morar com ele em seguida porque estávamos oficialmente divorciados. Ele até tentou reverter o divórcio, mas não foi possível. Ele queria muito que eu voltasse para casa imediatamente, mas eu sabia que se eu fizesse isso, seria difícil não ter intimidade. Quando ele percebeu que nada me faria voltar para casa até que estivéssemos casados legalmente, ele correu atrás do nosso re-casamento, que aconteceu 3 meses depois da nossa reconciliação! E, finalmente, pude ser submissa ao meu MT e colocar o sobrenome dele no meu. Aleluia!!!

Amadas, a restauração não acontece da mesma forma para todas. No meu caso, a jornada ainda não acabou. Ainda há coisas que o Senhor precisa mudar em mim. Mas eu sei que o meu Deus é maior do que qualquer obstáculo que eu venha a ter. Nada é impossível para Ele! E tudo o que eu realmente preciso é do Senhor, meu Marido Celestial, o primeiro em minha vida!!!

Você recomendaria algum dos nossos materiais em particular que te ajudou?

Todos os materiais do RMI me ajudaram imensamente! Eu iniciei pela leitura dos livros “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento” e “Uma Mulher Sábia”, mas os cursos, os outros livros e os vídeos são a ponte que o Senhor preparou para todas nós, para que não andássemos no deserto em círculos! Tomem posse desse maravilhoso material que o Senhor preparou para nós, Suas noivas!

Você tem versículos bíblicos favoritos que gostaria de passar para as mulheres que leem seu Testemunho? Promessas que Ele te deu?

“Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam! Ó povo de Sião, que mora em Jerusalém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, lhe responderá.” Isaías 30:18-19

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14 

“Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim. A ele clamei com os lábios; com a língua o exaltei. Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi. Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor!” Salmos 66:16-20 

Você estaria interessada em ajudar a encorajar outras mulheres?

Sim, claro! Afinal, Ele tem um propósito para cada uma de nós! O Ministério da Reconciliação é uma honra e uma dádiva!

De qualquer forma, qual o tipo de encorajamento que você gostaria de deixar para as mulheres, em conclusão? 

Amadas... Eu sei que é difícil. Como está escrito: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” Mateus 7:13-14.

Mas ainda que seja difícil, se você se humilhar diante do Senhor, se orar a Ele, se buscar o Senhor em todas as coisas e se afastar dos seus maus caminhos, tenha certeza de que Ele te ouvirá, Ele te perdoará e Ele irá cuidar de você!!! Amém?

~Kiara Abraham no Rio de Janeiro

Casamento Restaurado?
Envie seu testemunho aqui