“Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro” Provérbios 8:10
Louvado seja Deus por sua paciência comigo, com meus erros e com minha falta de entendimento.
Alguns anos atrás observei de camarote meu MT parar de frequentar a igreja e foi só uma questão de tempo para que meus 3 filhos adolescentes na época, imitarem sua conduta. Nenhum quis continuar indo à igreja comigo, alegando que se o pai não ia, por que eles tinham que ir? 🙁
Usei todos os argumentos que tive, orei de todas as formas que sabia… até que um dia desmoronei, e orei a Deus: “Senhor, Tu me trouxeste para Tua casa porque eu queria vir, o Senhor mexeu em minha vida e me fez apaixonar-me por Ti, faça o mesmo por meus filhos. Humanamente falando, já usei todas as táticas que eu tinha com meus filhos e com meu MT( conversas, ameaças, chantagem, choro e oração), agora deixo-os em Tuas mãos, principalmente para que o Senhor Se apresente e permita que eles se apaixonem por Ti. Que eles venham para Tua casa porque desejam, e não por culpa ou por ameaças da minha parte, pois sei que o Seu reino é tomado pela força espiritual e não com a força da carne. Clamo a Ti Senhor, pois já estou exausta e totalmente desnorteada.” Depois de um tempo (uns 2 anos), eu mesma parei de frequentar aquela igreja (meu marido tinha escolhido, íamos nessa por vontade dele), era horrível chegar lá todos os domingos e ser interrogada por todos: cadê teu marido, cadê teus filhos?
Continuei dizimando ali fielmente, acredito que meu marido é meu líder e que suas escolhas para nós são o melhor de Deus para a família, então dizimava lá mesmo. Estava em casa sem frequentar a igreja, entretanto me sentia totalmente culpada por não estar congregando. Foi então que recomecei a procurar uma igreja para frequentar. Falei para Deus que nunca mais O deixaria (eu acreditei na mentira que uma parte de mim tinha deixado Deus, pois eu tinha parado de frequentar a igreja aos domingos) acontecesse o que fosse eu seria fiel a Ele e a minha família cristã.
Erroneamente, acreditava mais na força de fazer parte de uma comunidade cristã, do que no tempo dedicado aos devocionais diários em casa desenvolvendo relacionamento com Deus. Fiquei visitando 2 igrejas diferentes e orando a Deus sobre onde Ele queria que eu congregasse até que meu marido desejasse voltar e pudesse então escolher para nossa família uma igreja. Nesse processo de busca e oração Deus me trouxe ao RMI.
Imediatamente quando cheguei na lição RSM – Semana 3 – Líder Espiritual fui ministrada sobre usurpar a liderança do marido e as consequências desse pecado. Tudo caiu como uma luva, não que eu tivesse noção do que estava fazendo na época, e muito menos que estava me divertindo e usufruindo, mas sim porque vivi exatamente essas consequências e estava clamando ao MC para amá-Lo, para ser uma boa esposa e boa mãe. Na verdade, hoje percebo que muitas daquelas dores eram consequências inerentes ao meu pecado de usurpar (mesmo sem ter noção do que eu estava fazendo). Nesta lição finalmente meu coração se encheu de esperança, de alegria. Quando se acha a causa das dores, é o início da cura.
Eu tinha procurado ajuda na minha própria igreja, participava das reuniões de oração e depois busquei ajuda nessas outras 2 igrejas, para re-conquistar meus filhos e MT para Deus, participei de seminários e esgotei os recursos utilizados.
Estudando as lições percebi que a minha arrogância espiritual, a qual eu achava que era fidelidade a Deus, expulsou meu marido da igreja e para longe de Deus, e meus filhos por tabela. Imediatamente após compreender o estudo, deixei de ir a igreja novamente. Só que desta vez sem culpa e ressentimento. Uma escolha totalmente consciente e baseada na Palavra.
Entendendo que meu marido é minha cobertura quer ele saiba disso ou não, quer suas atitudes sejam coerentes ou incoerentes, eu estou aprendendo a segui-lo, pois o Senhor é o cabeça dele e ele é o meu cabeça. Essa nova postura e posicionamento de minha parte faz com que eu dependa muitíssimo do ensinamento, encorajamento, auxílio e direção do meu MC, em Quem posso confiar cegamente.
Meu casamento e família estavam morrendo diariamente enquanto eu me agarrava a igreja de paredes. O pior de tudo era que eu não conseguia entender e enxergar meu papel nessa destruição. Cada vez mais me sentia só, desanimada, cansada, exaurida, explorada. Mas não percebia que estava sendo o agente ativo, causando minha própria ruína, dor e desolação.
Deixar ir a igreja foi e está sendo algo fundamental na minha jornada. Tenho tempo para ouvi-Lo, me concentrar Nele e no que verdadeiramente importa para Ele.
Estou aprendendo e experimentando o que é ser Sua igreja – Aquela para quem Ele voltará – Sua noiva!! Sou alimentada diariamente com os Encorajamentos Diários do RMI, e faço diariamente as lições dos cursos online, passo tempo com meu MC, usufruo de Sua presença e me deleito aprendendo com Ele sobre o Seu Reino. Compreendo que a salvação de todos da minha família depende unicamente do Espírito Santo. Continuo buscando-O para meus filhos e o meu maior anseio é vê-los apaixonados por Ele, buscando Sua presença e Suas orientações, escolhendo passar tempo ao Seu lado.
Agradeço ao RMI por focar tanto em nossas famílias. Meus filhos já são jovens adultos, não tenho mais como contar historinhas, ensinar canções de louvor ou mesmo dançar com eles na presença de Deus, coisa que deveria ter dedicado muito mais do meu tempo a eles, se não tivesse tão ocupada, eu poderia ter sido a professora deles.
Amadas, leiam e releiam a lição de “Deixar ir sua igreja” até entenderem direitinho, mas não adiem essa obediência a Deus. O preço da desobediência é muito alto.
“Ó meu povo afligido e oprimido, batido pelas tempestades, tornarei a edificar-vos sobre alicerces de safiras; e as vossas casas serão feitas de pedras preciosas. Farei as tuas torres de ágatas resplendentes, e os vossos muros, assim como as portas, de jóias cintilantes.” Isaías 54:11-12
Louvo a Deus por me dar esperança e prometer restabelecer todas as coisas dentro do meu lar, deixando tudo melhor.
Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição. Malaquias 4:6
Louvo a Deus por modificar meu caráter e corrigir meus pecados.
Essa semana, meu filho mais velho verbalizou sorrindo que está começando a me ver como eu realmente sou, que antes só conseguia ver meus defeitos.
Louvo a Deus por todos os Seus feitos e pela Sua imensa misericórdia.
~ Laura