♕ Promessa do dia: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias” Salmos 34:17.
Meu coração me enganou mais uma vez: nem sempre o que eu faria por uma pessoa (mesmo um familiar meu), eles podem ou desejam fazer por mim! A fragilidade na tomadas de decisões, basear-me em meu próprio entendimento, desejo de restaurar meu relacionamento com as pessoas ou buscar paz a todo custo.
Ler essa Lição valeu a pena porque foi a confirmação e resposta das minhas orações, onde, nos últimos meses é como se uma voz suave estivesse me dizendo sobre o caminho errado que estava seguindo, baseada no meu coração. Descobri que quando não tenho um MC (Marido Celestial), mesmo estando no lugar que é considerado de proteção, até mesmo na casa de meus próprios pais, fico vulnerável a todo tipo de situação, porque coloco em primeiro lugar qualquer coisa ou pessoa, dando o crédito por tudo que tenho tido no dia a dia em seres humanos. Fazendo do "braço do homem" a minha força! Queda, infelizmente!
A única proteção verdadeira e desinteressada só vem Dele, a maioria dos humanos esperam recompensas. E a lição confirma que nada, nem ninguém deve ser mais importante para mim do que Ele. A Sua voz é que tem que se sobressair sobre qualquer voz humana, porque meu coração foi enganado quando eu quis "obedecer" meus pais mais do que a Ele! Eu carregava uma culpa por ter sido uma filha rebelde antes, mas Ele me mostrou que, perdoou todos os meus pecados e lançou no mar do esquecimento. Agora é vida nova!
Essa lição "Eva foi enganada" me renovou a mente me dando uma nova visão sobre quando sou ajudada ou quando recebo alguma coisa de alguém. Eu sempre achava que deveria fazer alguma coisa em troca pela pessoa, me sentia em dívida, nunca recebi as coisas e situações como um presente Dele para mim.
Olhando para as pessoas, acabava dando o crédito a elas, e a confusão se instalou muitas vezes. Eu tentei escrever um RL (Relatório de Louvor) e, durante dias eu não conseguia reduzi-lo aos 750 caracteres que é pedido no questionário de envio. Eu fui enganada a vida inteira porque desejei ser amada pelas pessoas, e eu achava que precisava fazer alguma coisa ou tudo por elas, em troca de algum amor ou atenção! E fui "usada" de muitas formas, por amigos, trabalho, parceiros e até meus familiares! E verdadeiramente quando li o versículo Mateus 7: 22–23 eu me lembrei desses últimos quatro anos na minha vida, quando fui me aquietando, fui O conhecendo intimamente e Ele foi me dando a oportunidade de ir conhecendo todas as pessoas que passaram pela minha vida.
Notei que eu não as conhecia verdadeiramente também, porque eu não passava meu tempo com elas, e eu não conhecia a intenção delas, principalmente a reação delas quando perdi minha posição de prestígio e parei de servi-las como antes, não sobrou ninguém! E eu concluí: eu vivia um mar de ilusão, fui enganada pelo meu próprio desejo de ser amada durante a maior parte da minha vida! E agora que as peças se encaixaram, o porque Ele foi me pedindo para Deixar ir a maioria das pessoas e coisas, eu estava vivendo um engano, e tirando Ele do 1° lugar do meu coração!
Nos dias de hoje, quando medito e me aquieto em Seus braços sobre o que as pessoas dizem ou querem que eu faça (até mesmo meus pais), vou a Ele perguntar o que acha, porque o inimigo usa tudo para poder me entrelaçar nas suas armadilhas. Foi uma lição dura que, confesso que estraçalhou meu coração, mas nem nos meus pais, que me colocaram no mundo, posso confiar plenamente, nem em mim mesma, porque meus desejos podem me enganar, porque somos todos humanos e falhos, só Ele sabe o que é melhor, só Ele tem a verdade, só Nele posso confiar totalmente!
Buscando a Ele por Sua verdade e vontade, deixando a minha e de qualquer outra pessoa, mesmo que essa pessoa signifique muito para mim, (é Ele me curando, eu sei da dependência que eu tinha das pessoas). A colheita é dura quando saio dos Seus braços de proteção, porque a única proteção genuína e verdadeira só vem Dele, de mais nada e de ninguém aqui na terra!
Queria pedir perdão pela carência extrema em ainda buscar amor e proteção nas pessoas e coisas. Ontem, quando fui lendo o Salmos 78, vi o quanto Você sempre fez por mim e quanto eu continuava incrédula, descrente e o pior, infiel em tudo, querendo e ansiando tanto pelas pessoas e coisas além de Você!
Hoje quero Te pedir perdão pela minha infidelidade, pela traição, por querer fugir muitas vezes desse caminho estreito, por ficar buscando algumas brechas para poder "respirar" deste caminho! Perdoe-me, por favor, limpa todo sentimento que não é Seu em meu coração, seja por quem for, perdoe por favor meus tantos pecados, os que eu vejo e não tenho conseguido me livrar e também aqueles que meus olhos não vêem. Tenho me sentido pesada no interior, um desespero de alma, parece que estou carregando uma mala com ferro dentro! Eu sei que com Você tudo é leve, me mostra o que eu não consigo enxergar. E me ajuda a me livrar de tudo que Você não quer na minha vida, os hábitos, pessoas, lugares, atitudes, eu preciso de Você, porque eu já tentei muitas vezes e não estou conseguindo.
Muitas vezes, para "fugir" da situação, nem que for mentalmente, eu acabo indo para qualquer outra coisa ou pessoa, ao invés de Você! Eu quero me sentir limpa! Perdão por ficar em cima do muro em tantas situações, e por esse medo que deixo me invadir tantas vezes em tudo. Me ajude a me livrar desse sentimento que tem me atrapalhado a olhar e confiar em Você! Livre-me desse sentimento que tem me confundido na hora de agir e na hora de me aquietar. Por favor me guia, me orienta, me ilumina a fazer a Sua vontade, é tudo que meu coração quer.
Querido me dê a Sua direção, meu coração deseja estar onde a Tua vontade quer, independente de qualquer coisa ou situação que eu tenha que viver, porque eu sei que Você está no controle! Me perdoa por tantas atitudes falhas e por tantas vezes não ter um "Espírito Manso e Quieto", eu não tenho conseguido colocar em prática os ensinamentos, tenho me sentido esmagada e é como se estivesse em um barco, quase afogando, não vejo saída, eu só desejo saber da Sua saída, a Sua vontade!
Me ajude com a organização e com as várias coisas do dia a dia. Confesso que o pavor tem me feito tremer diante de tantas "novidades", eu sei que Você está no controle, me ajuda a me acalmar e viver um dia de cada vez, da Sua forma! Obrigada por tudo, por todo cuidado, amor e carinho por mim e nosso filho.
"Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte." Tiago 1:14-15
"Assim diz Javé: Maldito o homem que confia no homem e que busca apoio na carne, e cujo coração se afasta de Javé. Será como a árvore solitária no deserto, que não chega a ver a chuva: habitará no deserto abrasador, na terra salgada e inabitável.” Jeremias 17:5
Nos últimos meses busquei apoio nos meus pais, acima Dele, só para entender que nem quem me colocou no mundo deve ocupar o Seu lugar! Até eles erram, e até eles não sabem o que é melhor para mim e meu filho! E foi a confirmação de que Seus planos são maiores para mim!
"O coração é mais enganador que qualquer outra coisa, e dificilmente se cura: quem de nós pode entendê-lo?” Jeremias 17:9
~ Heloísa em São Paulo
Nota do Ministério: O Diário da Lição de Vida desta querida noiva nos faz refletir sobre como nunca estaremos satisfeitas com amor e companheirismo que se originam de um ser humano. Cada uma de nós foi "abandonada", "entristecida" e "rejeitada" por alguém em nossas vidas. Com nossas mãos e corações livres, somos capazes de pegar nas mãos Dele, e Ele logo se tornará nossa Fonte e nosso "Marido Celestial". Torne-se Sua noiva e Ele logo se tornará tudo o que você sempre desejou e tudo o que você também precisa!