Ensino doméstico passo a passo

Isaías 30:8
“Vai, pois, agora, escreve isto em uma tábua perante eles e aponta-o em um livro; para que fique escrito para o tempo vindouro, para sempre e perpetuamente”.

Manutenção de Registros

Muitos estados exigem um tipo de manutenção de registros, um diário ou um livro de planejamento do professor. Já vi muitas mães afundarem enquanto tentavam manter essa papelada exigente. É especialmente difícil acompanhar quando você está tentando educar muitas crianças em casa. Comecei a estudar em casa na Flórida e a lei exigia que mostrássemos nossos registros e carteiras a um professor licenciado no final de cada ano letivo. Todo ano, sem falta, eu estaria freneticamente escrevendo um registro para as duas semanas anteriores à nossa avaliação programada. Eu sabia que deveria haver outra maneira! Orei sobre isso por um longo tempo antes de chegar a este sistema lógico e simples que deveria "passar" em qualquer requisito do estado para um registro ou planejamento de professor (incluí exemplos).

Quando comecei, inventei meu primeiro, não no computador como faço agora, mas em uma folha de papel comum com caneta e régua. Então fiz cópias deste espaço em branco. Em seguida, designava um para cada um de meus filhos e orava para saber como o Senhor gostaria que eu o preenchesse. Mais tarde, pensei em codificá-los por cores para me ajudar a distinguir facilmente entre as crianças. Eu costumava usá-lo apenas para cumprir os requisitos do meu estado; então comecei a usá-lo como uma folha de verificação.

Eu só faço o suficiente para cerca de 8 a 10 semanas de antecedência, já que geralmente temos mudanças quando realmente começamos. Nunca meus planos permaneceram intactos desde o estágio de planejamento até o cumprimento do cronograma. Nas primeiras semanas, pode ser aconselhável fazer apenas 3 ou 4 cópias, sabendo que as coisas irão e devem mudar para se adaptar a cada criança.

Provérbios 16:9 “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.

Provérbios 27:1 “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia”.

Ao planejar o ano, você simplesmente escreve a meta. Para matemática, você faria uma lição por dia, como em Saxon Math, ou um certo número de páginas (geralmente uma ou duas) para uma matemática como Abeka. Se você estivesse trabalhando em uma pasta de trabalho para o ano, iria olhar o número da última página e dividir por 180 dias. (Um ano letivo é 180 ou 38 x 5 dias letivos por semana = 180 dias letivos).

Depois de escrito ou digitado, você e seu filho simplesmente seguem o plano fazendo uma marca de seleção embaixo ou um travessão se ele foi omitido durante o dia.

As variações podem ser anotando a nota ou % abaixo. Você pode deixar um espaço em branco para escrever no número da página ou da lição. Você pode escrever o nome do livro que estão lendo, ou o nome do estado na geografia ou o nome do presidente na história, etc. Além disso, para aqueles cujo estado tem um requisito de tempo, você escreveria no registro a estimativa quantidade de tempo que a criança gastaria naquele assunto por 15 min. incrementos (ou seja, 15 min., 30 min., 45 min.). Seja generoso para não pressionar seu filho e também permitir contratempos. O registro é uma base MUITO BOA para qualquer requisito do estado ou como um meio de ajudar seu filho a trabalhar de forma independente. É fácil de mudar e modificar, mas a melhor parte é que reduz a necessidade de escrever tudo e planejar todas as semanas. O método foi desenvolvido seguindo a forma como os professores planejam o próximo ano letivo.

Dica: Meus filhos ficaram chateados quando eles estavam na escola e viram crianças na vizinhança brincando do lado de fora. Minha mãe costumava me ajudar, recortando os dias letivos da nossa região do jornal no início de cada ano. (Você também pode ligar para a escola ou ir ao distrito escolar para obter uma lista dos dias inteiros e meio dias.) Então fiz um cartão rosa 3x5 com cada meio dia ou dia inteiro de folga. Eu colocaria na primeira data listada, então quando o dia acabasse eu colocaria no próximo dia de folga listado até o último dia de aula. Normalmente terminamos a escola mais cedo do que todo mundo, mas eu coloquei lá para que soubéssemos quando seria “seguro” deixá-los sair pela manhã para brincar!

Portfólios

Em alguns estados, você deve manter uma cópia do trabalho de seu filho. Alguns usam pastas, mas descobri que o mais fácil é manter um portfólio. Nosso estado da Flórida exigia isso. Algumas das mães colocam mais tempo e esforço nos portfólios de seus filhos do que em educá-los.

Eu costumava fazer um workshop para montar portfólios. MISS: “Mantenha isso sempre simples” é a melhor maneira. Também é bom manter um registro do ano escolar. Se você tiver um caderno com capa transparente, poderá inserir algumas fotos com muita facilidade. Colocar a foto da escola ou fotos de alguns de seus amigos adiciona um toque muito agradável.

Um portfólio é simplesmente um caderno com divisórias para separar os assuntos. Cada semana você coloca os papéis corrigidos, colocando-os um atrás do outro. No final de cada mês, retire aqueles que não são tão bons (a menos que seu estado exija que você mantenha todo o trabalho do seu filho). A maioria dos estados exige apenas uma "amostra" que mostra a "progressão". Eu geralmente mantenho todo o trabalho deles, a menos que seja horrível, o que significa que eles já o fizeram de qualquer maneira.

Se você estiver trabalhando em uma apostila de matemática, o método mais fácil é arrancar todas as páginas, perfurá-las e colocá-las no portfólio. Eles tiram o de cima e, uma vez corrigido, colocam atrás. Assim que terminarem, terminam o ano.

Você pode manter o papel do caderno em cada seção, mas acho mais fácil manter uma pilha em minha mesa.

Dica: Use um balde ou caixa. Guardo todos os livros dos meus filhos e tudo o que eles precisam em caixas plásticas. Depois que comecei a usar esse método, me deparei com um artigo escrito pela Sra. Swan, a mãe que ensina em casa, cujos filhos se formaram no ensino médio aos 12, na faculdade aos 16 e obtiveram o mestrado aos 18! Afirmou que no início de cada ano cada criança recebia uma caixa para guardar todos os seus livros, lápis, apontador, régua, dicionário, enciclopédia, etc. Tinham TUDO que precisariam e não dividiam com ninguém. Eles mantinham as caixas nos armários dos quartos e as traziam todos os dias. Ela também não atendia o telefone entre o horário escolar das 8 às 15h00. nem aceitaria consultas com médico ou dentista ou reparadores durante essas horas. Sua tenacidade valeu a pena enquanto ela se mantinha focada nos objetivos dela de ter estudos superiores.

Sistema de cartão 3x5

Se você quiser usar seu sistema de cartão 3x5 para tarefas de educação domiciliar em vez de ou em conjunto com seu registro, é simples de fazer. Você pode usar um cartão de cor diferente para os trabalhos escolares ou usar os cartões azuis para assuntos do dia a dia, como Bíblia e matemática, e amarelos para assuntos que são uma ou duas vezes por semana, como geografia, história ou ciências.

Você pode permitir que seus filhos escolham entre fazer primeiro as tarefas domésticas ou os trabalhos escolares, ou, como nós fazemos, um pouco dos dois. Você pode colocar um número de prioridade no canto esquerdo que indica quando deve ser feito. Digamos que a prioridade um seja arrumar a cama, se vestir, limpar o quarto, limpar a louça da manhã. A prioridade número dois seria o trabalho escolar, e a terceira seria qualquer tarefa ou leitura antes que eles pudessem brincar ou ler para se divertir. Claro, todos os cartões devem ser feitos ANTES do jantar, não antes de dormir!

Ensino particular

Incorporar aulas particulares para irmãos em sua educação domiciliar é uma ideia muito boa, tanto para o tutor quanto para o aluno. Para o tutor, reforça a responsabilidade, revê ou dá ajuda corretiva e desenvolve paciência e liderança. Para o aluno, é bom aprender a ser submisso aos outros.

Gálatas 6:4 “Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro”.

Filipenses 2:3-7 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”;

Correção de Artigos

Atrasar-se na correção de papéis é um pesadelo para você e seus filhos. Dia após dia, eles cometem os mesmos erros. Além disso, você está sobrecarregada com uma enorme pilha de papéis para corrigir. É importante que você crie algum tipo de método. Claro, corrigir imediatamente após a criança terminar seu trabalho é o melhor. A próxima melhor opção seria diariamente e depois semanalmente. Mas não espere mais do que isso.

Você pode fazer com que seus filhos corrijam o trabalho sozinhos, mas deve se certificar de que não os está tentando trapacear. Tive uma experiência nisso com alguns de meus filhos. Foi realmente uma oportunidade maravilhosa de ensinar as horrendas consequências da trapaça quando eles tiveram que fazer mais um ano de trabalho em apenas algumas semanas, trabalhando dia e noite! Incrivelmente, eu realmente esqueci e repeti o mesmo erro. Ou talvez não tenha sido um erro, mas o Senhor me preparando para ensinar a outra criança uma lição valiosa. Todos deveriam aprender as consequências da trapacear quando crianças, quando as ramificações não são tão sérias quanto na idade adulta.

Você também pode pedir que corrijam os papéis uns dos outros, mas o negativo é que você não sabe onde eles estão com problemas.

O método que funciona melhor para mim, desde que estou no ministério, é ter um lugar para eles colocarem seus papéis “prontos”. Um ano, fiz com que colocassem seus trabalhos em uma pasta colorida para me ajudar a colocá-los em seus portfólios com mais facilidade. Este ano, os tutores corrigiram e depois deixaram-nos colocar os seus próprios autocolantes. Em seguida, eles o colocaram em meu arquivo de correção na minha mesa. Na sexta-feira, eles estão ansiosos para pegar seus próprios papéis, o que me dispensa de ter que classificá-los. Eles contam e classificam seus próprios papéis e os colocam eles próprios em suas carteiras. Em seguida, eles limpam seus baldes para minha inspeção. Cada papel perfeito, um com um adesivo, recebe um doce de um centavo. A cesta limpa recebe uma barra de chocolate divertida. Sexta à noite é a noite da família no Thieles e doces são a sobremesa de qualquer maneira!

Recompensas

As recompensas podem ser doces, guloseimas, ficar acordado até tarde, passar uma noite juntos, "acampar" no chão em uma noite de sexta-feira, pedir um refrigerante em vez de água em um restaurante fast food ou passar um tempo especial com você sozinho para ler e falar.

O outro motivador muito bom é o reconhecimento. Interrompa todo mundo para contar como ele se saiu ou anuncie isso na mesa de jantar como uma maneira maravilhosa de trazer o pai para o cenário do ensino doméstico. Fazer com que eles recitem, soletrem ou mostrem os papéis daquele dia deve ser incorporado ao seu dia. Novamente, se você está sempre correndo, perderá grande parte de reunir a família.

No papel do seu filho, é bom colocar uma estrela, um adesivo ou simplesmente desenhar um rosto feliz. Amo dar um A + por um artigo que foi nota 100%.

Quando seus filhos estão muito motivados e fazendo um bom trabalho escolar, dar-lhes uma folga é uma recompensa maravilhosa. Você também pode usá-lo para motivá-los a se sair bem ou trabalhar rápido. Quando eu precisava ir embora, sentindo-me oprimida, dizia às crianças: "Ei, vamos terminar todas as nossas tarefas e faltar à escola hoje. Vamos ao parque para um piquenique ou ao shopping ou algo assim. ” Eles ficavam muito animados e nós limpávamos a casa e preparávamos o jantar, depois deixávamos a casa limpa e voltávamos a tempo de estar lá para cumprimentar papai.

Caso eu não tenha mencionado isso em uma lição anterior, a motivação para trabalhar durante o verão é uma ótima ideia. No verão passado, tive um incentivo à leitura para motivar as crianças a ler durante todo o verão. Comprei algo que eles queriam e eles ganharam lendo um certo número de livros. Eles foram muito melhores começando a escola naquele ano também.

Dois anos atrás, nós nos concentramos principalmente na leitura durante todo o ano letivo, já que todos os meus três filhos mais novos estavam prontos para ler ou prontos para ler bem. (Uma vez que você pode fazer uma criança ler por conta própria, sua educação em casa é muito mais fácil! Se não for mais fácil, você está perdendo a maravilhosa vantagem da educação em casa: seus filhos aprendem a aprender trabalhando de forma independente. Mais sobre isso abaixo).

Naquele ano, demos reconhecimento diário fazendo-os ler uma página em voz alta no almoço (nossa família inteira se reúne para almoçar). Fiz coroas como na primeira série. Então comprei algumas estrelas. Depois do almoço, quando todos estavam lá em cima, cada um lia uma página. Quando terminassem, todos aplaudiriam; então colocaria uma estrela em sua coroa. Depois que a leitura era feita, eu perguntava a eles uma ou duas palavras de soletração. Todos batiam palmas e eu colocava uma estrela em sua coroa. Funcionou muito bem. Eu recomendo fazer isso todas as noites depois do jantar, se você realmente quiser que eles se destaquem na leitura.

Trabalhando de forma independente

Basicamente, existem três maneiras de seu filho aprender:

O primeiro é trabalhar de forma independente. Isso não é muito feito no sistema escolar, mas entra em jogo durante a faculdade. Como as crianças nunca aprendem a trabalhar independentemente na escola pública, mais de 50% dos estudantes universitários do primeiro semestre são reprovados e desistem.

O segundo é trabalhar em um ambiente de ensino particular. Este é o método que irá mover os alunos brilhantes rapidamente. Este também é um ótimo método para obter ajuda corretiva. Eu costumava dar aulas particulares para ajudar a pagar nossas contas enquanto meu marido estava fora. Eu ensinei 8 crianças por uma hora, duas vezes por semana. Em 6 semanas, eles foram do final para o topo da classe, todos! Se você pudesse fazer isso com uma classe de 8 alunos, o que você faria com seus filhos em cada uma das matérias, individualmente?

A forma final é por meio de uma "lição". Este é o método do professor em sala de aula, e a maioria das mães que não praticam o ensino doméstico pensam que se trata do ensino doméstico. Gosto de enfatizar, quando falo sobre educação em casa para pessoas que são um pouco céticas, que a educação em casa é mais como uma tutoria, e como a tutoria é benéfica para todos os alunos. Certamente QUALQUER aluno que seja continuamente “ensinado” se sairia muito melhor do que um aluno que está em uma sala de aula com 30 outras crianças.

Usamos todos os três métodos todos os dias. Dou uma aula, uma escola de um cômodo, ensinando várias matérias. Em seguida, eles começam a trabalhar de forma independente, com os filhos mais velhos ou eu dando aulas particulares em certos assuntos, conforme necessário.

Notas?

E sobre as notas?

Aquelas de nós que são mais velhas, ou que estudam em casa há algum tempo, aprendemos que as notas eram um tabu. Crescemos na geração da auto-estima ou geração “eu”. Todos os que participam ganham um troféu e ninguém é melhor que os outros. Por melhor que tudo isso pareça na superfície, no sentido prático, não vai bem em uma república. A propósito, nosso país NÃO é uma democracia, mas uma república. Muito diferente! E em nossas casas, devemos ter um sistema de ditadura/salvador.

Então, você deve dar notas?

Quando a criança está na segunda ou terceira série, a menos que haja alguns problemas emocionais, é uma idéia muito boa dar notas. De A a F. Como você descobre isso é contar os problemas. Se houver 20 perguntas, isso significa que cada uma recebe 5 pontos. Se houver 2 errados, essa criança receberá 90%. Eu dou uma nota com isso também.

100% é um A +
95% - 99% é um A
94% - 90% é um A-
89% - 87% é um B +
86% - 84% é um B
83% - 80% é um B-
79% - 77% é um C +
76% - 74% é um C
73% - 70% é um C-
69% - 60% é um D
Abaixo de 60% é um F

A intenção de dar notas é encorajar seu filho a se esforçar para se sair melhor. Se todas as provas obtiverem a mesma nota, isso fará com que a criança pare de se esforçar. É uma forma de comunismo. Simplesmente não há incentivo para fazer melhor. Nossa república foi fundada com base no princípio de que aqueles que trabalharam duro poderiam progredir.

Agora, em relação ao ensino doméstico e às notas, se meu filho obtiver uma nota abaixo de B, ele precisa refazer. Honestamente, se eles recebem menos de um A- é um reflexo da minha maternidade e ensino, não tanto dos meus filhos. Isso significa que eles não entenderam. No entanto, é um bom chamado de “despertar” para a criança que claramente não está tentando mais.

Eu me certifico de que todos os meus filhos tirem nota máxima, fazendo com que eles façam tudo de novo até que acertem e ganhem um A! Por que continuar se seu filho não sabe algo que deveria?

Corrigir os papéis dos meus filhos é ajudar a "corrigi-los", não para ver se posso "pegá-los" em um erro. Se eles forem desleixados e você não conseguir ler a resposta, embora eles saibam a resposta, marque errado até que aprendam a escrever para que todos possam lê-la. O benefício para as mães que educam seus próprios filhos, em vez de uma professora, é que “conhecemos” nossos filhos. Devemos saber do que nossos filhos precisam, e nem sempre é o mesmo, mesmo com o mesmo filho. Seu filho precisa de correção ou incentivo? Seus filhos precisam aprender uma lição ou tirar o resto do dia de folga? Certifique-se de ser flexível e buscar o Senhor para realmente “saber” o que seu filho precisa. Peça ao Senhor por discernimento. E acima de tudo, ame seu filho.

Nossos filhos aprenderão a amar o Senhor como nós os amamos.

1 João 4:15-19

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus.  E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.  No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”.

Não há maior recompensa em ser mãe do que quando tomamos a liberdade que nosso país nos dá de educar nossos filhos em casa e depois EDUCAR EM CASA PARA ELE!!

"Ela se levanta enquanto ainda é noite..." Provérbios 31:15
Diário