Salmos 139:14 “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado...”
Gênesis 1:27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.
Gênesis 1:27 “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”.
Criada para ser Criativa
Acredito que nós, mulheres, fomos criadas de maneira única para sermos criativas. Acho que mesmo as mulheres que dizem que não são criativas são realmente muito criativas. Algumas, como eu, tendem a ser grandes imitadoras. Não somos Martha Stewart, mas se olharmos para algo, podemos pensar em uma maneira de fazer isso com o que temos ou apenas com alguns suprimentos. Como mães que ensinam em casa, devemos usar nossa criatividade dada por Deus para criar materiais de ensino que não apenas sejam mais baratos, mas que realmente funcionem!
Mais tarde nesta lição, discutirei como podemos ajudar a desenvolver a criatividade de nossos filhos em vez de destruí-la enfraquecendo-a ou controlando-a.
Aprendendo a ler e soletrar
A melhor maneira de introduzir letras e sons fonéticos, mesmo com crianças em idade pré-escolar, é com um quebra-cabeça do alfabeto de madeira. Você pode começar cantando uma canção do alfabeto conforme eles apontam ou pegam as letras. Em seguida, você pode percorrer os sons das vogais, pedindo-lhes para soletrar a palavra conforme você a pronuncia lentamente. É uma boa ideia cortar letras extras para palavras como "papai", onde você precisa de um "p" extra. (Guarde-os em um envelope ou pequena caixa de joias.) Esse método é especialmente bom para meninos que geralmente não se dão tão bem com a escrita quanto as meninas. Você pode até fazer isso sistematicamente lendo um livro de fonética como a leitura da Abeka (Abeka é uma editora afiliada ao Pensacola Christian College que produz materiais curriculares K-12 que são usados por escolas cristãs e famílias que educam em casa em todo o mundo. O nome é uma homenagem a Rebekah Horton, esposa do presidente da faculdade Arlin Horton.)
Geografia
Usar um mapa de madeira do BRASIL pode ser uma ótima lição de geografia da pré-escola ao ensino médio. Faça disso um jogo. Retire as peças do quebra-cabeça e coloque-as usando o “nome e capital” de cada estado, como Belo Horizonte em Minas Gerais, ou Salvador na Bahia. Conte a eles os familiares ou amigos que moram lá ou lugares interessantes nos estados.
For curriculum, have your child trace around the state puzzle piece and color it in. Or you can have them trace the state on colored construction paper, cut it out, and then glue it to a piece of paper.
Para o currículo, peça a seu filho que trace a peça do quebra-cabeça do estado e pinte-a. Ou você pode fazer com que desenhe o estado em papel cartolina ou cartão colorido, recorte e cole em um pedaço de papel.
Você pode melhorar isso comprando um pôster das bandeiras estaduais. Peça à criança que corte o pôster e cole a bandeira sob o estado. Na segunda-feira, escolha um estado sobre o qual você vai aprender. Depois, ao longo da semana, pergunte o que aprenderam, não apenas durante o período de geografia, mas quando o papai chegar em casa ou quando a vovó estiver por perto. Uma vez que eles têm permissão para provar conhecimentos deles, eles serão fisgados.
Os alunos mais velhos, mesmo os do ensino médio, podem ser incentivados a dar aulas a seus irmãos mais novos nesse assunto. Se seus filhos mais velhos não sabem seus estados e capitais, peça-lhes que dêem aulas particulares aos irmãos mais novos; isso os ajudará como um desafio corretivo.
Estou determinada a fazer meu próprio mapa-múndi usando isopor colado na parte de trás de um mapa-múndi para usar o mesmo método para ensinar geografia mundial.
Matemática
A maioria das crianças do ensino médio não conhece os fatores da multiplicação. Se você falhar em realmente treinar seus filhos para que eles os conheçam sem pensar, isso será uma desvantagem para eles por todas as suas vidas. Ser capaz de adicionar rapidamente também é uma bênção maravilhosa que você pode dar ao seu filho usando o método do cartão de memória.
Usar cartões de memória caseiros é o melhor método para aprender esses fatores. A razão é que aqueles que conhecem, eles colocam de lado. Aqueles em que precisam trabalhar podem ser perfurados continuamente.
Faça cartões de adição até 9 + 9 = 18. Comece com 1 + 1 = 2 e apresente-os em famílias de números.
Por exemplo, a família 6 possui 5 cartas. Eles são:
1 + 5 = 6
2 + 4 = 6
3 + 3 = 6
4 + 2 = 6
5 + 1 = 6
(Eu os coloco verticalmente, não horizontalmente, como estão ilustrados acima.)
Assim que aprenderem a família de números, incorpore-a ao resto da pilha e acrescente mais para eles aprenderem.
Quando você joga o jogo, você envia o cartão para eles. Se eles sabem, dê o cartão a eles. Se eles não sabem, você fica com o cartão. No final você vê quem tem a maior pilha e quem ganha o jogo. No início, você lhes dá tempo para pensar; mais tarde, eles precisam dizer imediatamente para obter o cartão. No final da pilha, as cartas que eles não conheciam ou demoravam a dizer são enviadas com eles para praticar.
(Você também pode simplesmente colocar aqueles que eles não conheciam atrás, se não estiver procurando por diversão ou motivação.)
Normalmente é divertido o suficiente apenas que eles "vençam você", já que quase sempre eles sabem mais cartas do que não sabem. Mas se precisar motivar seu aluno, você pode dar-lhe uma guloseima no final do jogo ou dar-lhe pontos todos os dias que somam uma guloseima no final da semana.
Para fazer os cartões, escreva o fator com um marcador preto grosso na frente. Depois, no verso, escreva a resposta em vermelho, bem pequeno, no canto superior direito. Por fim, corte um canto do cartão para mantê-los retos e em ordem mais facilmente.
Para começar a aprender, peça ao aluno que os coloque de lado, dizendo as respostas em ordem e, em seguida, olhando para o verso.
Por exemplo:
2x2 (olhe atrás) é 4.
2x3 (olhe atrás) é 6.
Faça-os passar por eles 5 vezes desta forma. Em seguida, coloque-os do lado de fora e diga ao seu filho para pegar os que conhece, verificando se estão certos. Se eles não estão certos, eles colocam de volta. Faça isso até que eles possam pegá-los todos.
Se você tem dois filhos, especialmente um filho mais velho que é fraco em multiplicação, deixe que eles se revezem para ver quem sabe mais. À medida que o fazem, torna-se um jogo de velocidade.
Para aqueles que parecem sobrecarregados ou para aqueles que têm uma atitude de “desistência”, mostre quando eles chegarem à tabuada do 7 que eles já conhecem a maioria deles. Na verdade, tudo o que eles precisam aprender é 7x7, 7x8, 7x9 e 7x12, porque conhecem os até 6x7 e porque 7x10 e 7x11 são tão fáceis!
Apreciando música
Ajudar nossos filhos a apreciar boa música é divertido para eles e também para você. Isso é benéfico e pode ser ensinado desde a pré-escola até o ensino médio.
Ouça um dos clássicos durante o tempo de ensino doméstico. Dizem que o cérebro libera uma determinada enzima que o alimenta quando ouve música clássica. Existem muitas universidades na Europa que têm música clássica tocando continuamente em todo o campus. É conhecido por ser muito calmante também para quem tem filhos inquietos.
Selecione um compositor e ouça-o todos os dias durante um mês. Coloque a foto dele em algum lugar onde eles a verão durante todo o mês. Em seguida, leia sobre ele enquanto seus filhos colorem sua imagem, reforçando todas as informações em suas mentes. Você pode ler a biografia do livro de colorir, de uma enciclopédia ou do verso das cartas do compositor. (Leia-os previamente, uma vez que alguns tiveram relações ilícitas e pode haver outras informações que você pode não querer compartilhar com seu filho.)
Você também pode ouvir biografias de alguns dos compositores nas fitas do as 100 “Greatest People” (100 Maiores Personalidades da História).
Você ou seu aluno do ensino médio podem pesquisar informações na Internet ou pedir que seus alunos mais velhos escrevam relatórios. Para as crianças mais novas, apenas ouvir e colorir é mais do que suficiente. Isso pode ser repetido 2 a 3 vezes ao longo dos anos escolares.
Geo Safari: make reduced copy and write the answers next to it as a test and to put in their portfolio. Use the blank ones you get by cutting up a poster.
Outras Idéias
Aprender os dias da semana e os meses: coloque-os em ordem.
Geo Safari: faça cópia reduzida e escreva as respostas ao lado como teste e coloque em seu fichário. Use os brancos que você obtém cortando um pôster. (Geo Safari é um jogo de cartas com tópicos que incluí história, geografia, matemática, astronomia, zoologia, anatomia, geologia, ciência, línguas estrangeiras, leitura e vários outros).
Trabalhos manuais
Seus filhos foram criados de maneira única e podem ser muito diferentes de você. Minha filha adora fazer e criar artesanato. Embora eu não goste de fazer artesanato, eu forneço às minhas filhas as oportunidades, os suprimentos e os livros de “como fazer”. Há aulas de artesanato, é claro, mas muito se perde quando eles não têm permissão para aprender por conta própria.
Jogo Organizado vs. Tempo Livre
Um fenômeno muito triste é a falta de criatividade em nossos filhos por causa dos brinquedos que escolhemos, da televisão que assistimos e da quantidade de "brincadeiras organizadas" em que estão envolvidos. Permitir que as crianças "superem" o tédio e descubram o que eles podem encontrar para fazer, inventar, criar ou fazer é um presente que a maioria dos pais não deseja dar aos seus filhos. Em vez disso, eles vão ceder às lamentações ou murmurações de seus filhos, sem perceber que estão impedindo que desenvolvam sua mente e imaginação.
A melhor maneira de parar com isso é NUNCA ceder e também penalizar o comportamento com a sua emoção de que eles podem ajudá-lo. Tenha algumas coisas em mente ao vê-los fazendo beicinho ou choramingando porque não há "ninguém com quem brincar" ou "não há nada para fazer". Então NÃO desista, deixando-os sair disso. Faça com que eles cumpram a tarefa que você atribuiu a eles com seu entusiasmo! Eles ficarão longe de incomodá-la e, se não o fizerem, você terá um trabalho gratuito. De qualquer maneira, vocês dois se beneficiam!
Observação: após a aula, compartilharemos nossas “descobertas” favoritas no currículo.
Meus filhos adoram Read, Write & Type! (Ler, Escrever e Digitar!). Um livro adequado para idades de 6 a 8 anos. Custa US $79 no site. Eles ensinam o posicionamento dos dedos e são bons para reconhecimento de letras e sons fonéticos.
The Learning Company
http://www.readwritetype.com
"Ela se levanta enquanto ainda é noite..." Provérbios 31:15
Diário