Escola em casa passo a passo

Prov. 16:9 “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.

Prov. 3:5-7 “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal”.

Esteja você estudando em casa no décimo ano ou pela primeira vez, precisa orar continuamente para que o Senhor a guie. A pior coisa que você pode fazer, na minha opinião, é comprar um livro, seguir uma lista de educação escolar em casa que alguém elaborou ou ouvir outra pessoa a respeito de como você deveria estudar em casa. Ninguém, e isso significa que eu também, sabemos exatamente o que sua família precisa, o que cada um de seus filhos precisa e, o mais importante, ninguém mais estará lá quando você tentar seguir com seu plano ou currículo.

O primeiro passo pode ser orar sobre onde você gostaria de estudar em casa. Eu direi a você que a cada ano nossa localização muda porque nós mudamos! Nossas necessidades, nosso estilo de vida e nossos filhos mudam e crescem. Eu encorajaria você a NÃO tentar montar uma sala de educação domiciliar. A maioria de nós, mães veteranas que ensinam em casa, diremos que isso é muito cansativo para os maridos e, na maioria das vezes, não funciona como você esperava. Em vez disso, faça o simples: faça da mesa da cozinha sua sala de aula! Irá mantê-la na cozinha onde a maioria das mulheres de hoje não está, o que significa que pode estar perto daquele “portão estreito” que procura!!

Isso também significa que você tem todas as mesas e cadeiras de que precisa e muitos suprimentos que ajudarão você em muitas matérias: matemática, ciências e economia doméstica.

Mas o mais importante, não deve ser um fardo para seu marido. Lembra dele? Ele é quem está tornando possível que você tenha a oportunidade, pelo menos em parte, de estudar em casa. Vamos todas nos lembrar disso: nós, mães, precisamos demonstrar nossa gratidão tendo um jantar esperando e a casa arrumada quando nossos maridos chegarem. Tudo isso faz parte do ensino doméstico, treinando nossos filhos na retidão por meio de nosso comportamento!

Material escolar

O básico é tudo o que você realmente precisa. Se você está financeiramente apertada e vive com uma renda, diga a seu marido que você só precisa do básico. Deus irá abençoá-la por isso realmente ajudando você e seus filhos a ganhar mais do que a maioria dos alunos que aprendem em casa, que têm um suprimento infinito de recursos.

Efésios 5:33 “Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.

O marido que ama a esposa como a si mesmo será generoso, embora isso possa prejudicar suas finanças. Não o deixe fazer isso. Respeite seu marido o suficiente para não comprar coisas que você realmente não precisa. Ore e peça ao Senhor para lhe mostrar como:

Ensine seus filhos a amar o Senhor e guardar Seus mandamentos.

Cumpra os requisitos do seu estado para ensino em casa.

Leva você aos livros de que você realmente precisa (e com uma economia maravilhosa ou, melhor ainda, GRÁTIS!). Pegar emprestado ou trocar livros ajudará, desde que você fique longe das pastas de trabalho que SÃO consumíveis.

Se você está apenas começando esta jornada maravilhosa de estudar em casa, pode estar pensando em comprar uma bandeira, um quadro-negro, um conjunto de cartas do alfabeto para forrar a parede e uma linha do tempo. Muitas casas de famílias que praticam o ensino doméstico são decoradas com o "ensino doméstico". Pessoalmente, prefiro que meus filhos e seu comportamento reflitam que eu tenho aulas em casa em vez de usar as paredes. (Gosto de todos os pôsteres que poderiam se alinhar em minhas paredes, mas não gosto. Gosto deles porque são baratos e porque posso cortá-los para fazer cartões de memória flash).

Uma bandeira seria bom para o lado de fora, mas a menos que seja ideia do seu marido, deixe-a do lado de fora. Muitos alunos que educam em casa são tão estranhos que afastam pessoas normais que poderiam realmente ter se beneficiado com o ensino em casa. Não que uma bandeira seja esquisita, eu só quero compartilhar um princípio com você, esperando que você o mantenha em mente quando estiver pensando em comprar algo de que mais tarde se arrependerá.

Lápis, papel pautado, pastas de três argolas para carteiras e um lápis vermelho são todos os “materiais escolares” de que você realmente precisa. Se você tem filhos pequenos, cartolina, cola e giz de cera também podem ser bons.

Material escolar para diversão

Se você tem um filho que realmente quer ir à escola, acredite em uma mãe veterana que educa filhos em casa, ele não sabe do que está falando. Acima de tudo, os jovens querem apenas algumas das “coisas” que parecem divertidas. Invista em uma lancheira barata. Espere até que as aulas já tenham começado e então alguém que coloque uma à venda ou encontre uma em um brechó ou venda de garagem (basta lançar a garrafa térmica!). Embale seu almoço nele e deixe-os "brincar de escola". Toque uma campainha, peça-lhes que tragam uma maçã para você e dê um "recreio".

Se for naquele ônibus escolar que eles querem ir, leve-os em um ônibus público para uma excursão. Certifique-se de que é a linha MAIS LONGA. Estacione o carro, dirija até o fim, depois dê meia-volta e volte. Garanto que tirará todo o glamour do ônibus escolar amarelo que pára no dia seguinte na frente da casa do seu vizinho. Descobri isso por engano, quando saímos em uma viagem de arte patrocinada pelo ensino doméstico. Tudo o que fizemos foi entrar e sair do ônibus enquanto ele viajava pelo centro da cidade para as diferentes galerias de arte. (Pode ter sido ainda mais eficaz por causa de todas as exibições enfadonhas!) No entanto, eu compartilhei isso com muitas outras mães que disseram que isso realmente "funcionou!"

Cobrindo todos Assuntos

Assegurar-se de que seus filhos sejam bem equilibrados é uma preocupação de todas as mães, especialmente dos pais. No entanto, tendemos a querer imitar e competir com um sistema escolar que está falhando em formar graduados que sejam até alfabetizados, capazes de ler e escrever. No entanto, deixe-me dizer que eu, de propósito, mantenho meus filhos “analfabetos” de grande parte da educação para o pecado que as escolas, e até mesmo algumas igrejas, ensinam. Foi o “conhecimento do bem E do mal” que foi a queda do homem. Por que devemos ensinar o mal a nossos filhos?

Não tenho vergonha de dizer que me oponho totalmente a ensinar sobre o mal. Em nenhum lugar a Bíblia encoraja ou mesmo sugere que os pais ensinem ou iluminem seus filhos nos detalhes do mal. Depois que Deus foi expulso das escolas, junto com os princípios da disciplina bíblica, o mal começou a se espalhar. Os “especialistas” enganaram nossos pais dizendo-lhes que dar a seus filhos mais informações e educá-los sobre os “aspectos negativos” desses comportamentos errados os ajudaria a fazer boas “escolhas”. Em vez disso, tirou todo o “medo do desconhecido” e fez exatamente o oposto. Que absurdo, tão sem sentido que chega a ser ridículo, pensar que ensinar às crianças tudo sobre as drogas as faria ficar longe delas!

Eu cresci no sul da Califórnia, onde as drogas eram galopantes. Eu não sabia ou entendia nada sobre isso. Se alguém insinuou ou parecia que ia fazer algo parecido com drogas, por medo do desconhecido, eu fugia. Sei que a dependência de colegas também desempenha um fator importante, mas para a família do ensino doméstico, isso deve eliminar totalmente qualquer chance de seus filhos se envolverem. A frase "Apenas diga não!" deveriam ter ido tão longe quanto eles já foram com a educação sobre drogas.

Como começar

Então, como eu começaria a estabelecer minha rotina diária de educação domiciliar?

Comece com a Bíblia ("busque primeiro"), depois vá para os 3 passos:

Leitura: ouvir você ler, eles lerem em voz alta, ler para se divertir, ler outros assuntos

Escrita: ortografia, gramática, pontuação, inglês

Aritmética: soma, subtrai, multiplica e divide

Por último:

Geografia

História

Ciência

Bíblia

Como dissemos nas lições anteriores, buscar o Senhor e Sua justiça primeiro garantirá o sucesso em seu ensino doméstico. Certifique-se de que é o início dos seus planos, o início do seu portfólio, o início do seu dia, o assunto que ganha o maior reconhecimento e as maiores recompensas. A leitura da Bíblia, por meio da leitura pessoal ou ouvindo as fitas da Bíblia enquanto lê, é inestimável para uma família que ensina em casa. Quanto mais ênfase você dá à Bíblia, maiores serão os frutos.

A memorização da Bíblia é tão maravilhosa. Ajuda a fortalecer a mente e a alma. Existem testemunhos impressionantes sobre aqueles que memorizaram extensivamente a Bíblia. Bill Gothard compartilha seu testemunho de ter reprovado em algumas notas. Em seguida, foi-lhe dito que se memorizasse grandes passagens das Escrituras, ele passaria para o primeiro da classe. Isso é exatamente o que aconteceu. No colégio, ele se formou como o primeiro da classe, mas o mais impressionante é o que isso fez com ele espiritualmente.

Lendo

Sempre que puder, e certamente se buscar continuamente ao Senhor, você deve tentar combinar os assuntos. Será mais fácil para você e seu filho, pois você ainda preenche os requisitos do seu estado (caso haja algum).

Em vez de fazer da leitura um assunto separado, peça a seu filho que leia uma biografia histórica, preenchendo assim dois assuntos.

Se seu filho está escrevendo um artigo de história, use os erros para cobrir todo o seu inglês. Peça-lhes que usem as palavras com erros ortográficos como palavras de grafia, peça-lhes que adicionem alguns adjetivos ou advérbios à sua descrição (gramática) e peça-lhes que as reescrevam com sua melhor caligrafia. Neste ponto, é óbvio que esses quatro assuntos não poderiam ser cobertos se você dependesse de pastas de trabalho onde eles simplesmente “preenchessem os espaços em branco”. Eu descobri que, voltando ao tempo em que não havia livros didáticos, de volta ao tempo em que havia apenas livros didáticos, ou talvez até antes, quando apenas a professora tinha um livro e seus alunos tinham que fazer ditados, você descobrirá que seus filhos terão a mesma educação que nossos avós tiveram.

Existem muitos livros bons para ler. A MELHOR maneira de ajudar seus filhos a se tornarem amantes da leitura é lendo para eles. Ficamos muito ocupadas e negligenciamos essa interação maravilhosa com nossos filhos enquanto plantamos uma semente maravilhosa para o resto de suas vidas. Mesmo as crianças mais velhas adoram ouvir um bom livro lido em voz alta. Reserve um tempo para ler durante o horário escolar. Meu marido ainda me conta sobre sua melhor lembrança de seus anos de escola, quando seu professor solitário leu Moby Dick para seus alunos enquanto eles almoçavam. Todos os meus filhos adoram ouvir Os pés de Hinds em lugares altos, que lemos muitas vezes. Leia clássicos, biografias de pessoas famosas e missionários. Continue lendo um livro e eles implorarão que você o leia ao longo do dia. É a melhor maneira que conheço de evitar a televisão quando sua família tem algo melhor que gostaria de fazer!

Literatura, e o amor por ela, são maravilhosos. Memorizar bons poemas é uma ótima maneira de incentivar o amor pela literatura e também a construção do caráter. Incluí algumas poesias (no final do capítulo) que meus filhos memorizaram e que mudaram a vida dos meus filhos. Use o mesmo método da memorização da Bíblia com um gravador para ajudar seus filhos a memorizar poemas. Em seguida, peça-lhes que as recitem após o jantar em uma noite designada. Recompense-os com uma guloseima e alguns aplausos. Certifique-se de que façam isso DEPOIS de terem recitado e recebido MAIS recompensas por seus versículos para memorizar a Bíblia.

Escrevendo

Escrever um artigo sobre coisas que leem em geografia, história e ciências é o melhor método, mais barato e mais produtivo. Mesmo as crianças mais novas se beneficiarão. Pode ser mais trabalhoso para você, no começo, mas você ficará surpresa com os frutos.

Não é mais do interesse das escolas, mas uma boa caligrafia diz muito sobre uma boa educação fundamental. Ensine seus filhos a segurar o lápis da maneira correta; eles nunca podem escrever bem se não segurarem suas canetas ou lápis corretamente. Você pode comprar um suporte simples que ensina a segurar o utensílio de escrita da maneira certa. Continue observando seus filhos para certificar-se de que eles se treinem novamente.

Em seguida, ensine seus filhos a formarem as letras corretamente. Se você não tiver certeza de como deve imprimir uma carta, pegue um livro simples e observe seus filhos com atenção. É mais fácil ensinar do que re-ensinar seus filhos a fazer isso direito.

Matemática

Voltar ao básico é muito importante para a vida cotidiana. Como mencionado anteriormente, os cartões de memória ajudam você a aprender os fatos rapidamente e muito bem: somar, subtrair, multiplicar, dividir.

História

A história da Bíblia é um bom lugar para começar ou começar aprendendo a história de nosso país. Para a história da Bíblia, uma linha do tempo feita em casa a ajudará a aprender por si mesma. Você pode ler a Bíblia na íntegra e fazê-la conforme avança. Dobre-a e guarde ou coloque-a no quarto do seu filho ou no corredor.

Para a história americana, a melhor maneira é memorizar os presidentes e construir suas lições de história a partir daí. Adicione biografias para ajudá-los a aprender sobre os homens e mulheres por trás do escritório ou histórias escritas durante esse período para ajudar seus filhos a aprender a amar a história. Livros de história ou livros de exercícios estão cheios de curiosidades, difíceis de seguir e nunca retidos - então, qual é o sentido em usá-los? Ler e escrever sobre isso é mais divertido e desafiador e custa muito menos.

Geografia

Um globo é um belo presente de Natal ou aniversário. Adquira o hábito quando os eventos surgirem. Como mencionei em uma lição anterior, um mapa de madeira é a melhor maneira de fazer com que seus filhos, mesmo os muito pequenos, conheçam a geografia do seu país.

Peça às crianças pequenas que desenhem e pintem ou recortem e colem. Adicione escrita à medida que eles crescem. Uma criança de cinco ou seis anos pode ser capaz de escrever o nome do estado embaixo. No próximo ano, eles podem escrever o nome da capital. Quando estão na quinta ou sexta série, eles podem escrever um jornal semanal sobre um estado, cidade ou país.

Ciência

Saber a ciência da criação é provavelmente o mais benéfico com a maior base para a fé do seu filho. Há muita coisa na mídia que contradiz o relato bíblico da criação. Certifique-se de investir muito tempo e, novamente, considere investir em algumas das fitas de vídeo da ciência da criação de Kent Hovind.

Tarefas Domésticas e Economia

Incorporar fazer coisas ao redor da casa é uma obrigação por muitas razões. Primeiro, você nunca será capaz de manter suas tarefas domésticas sem a ajuda de seus filhos. Trabalhar juntos será uma maneira de construir uma família forte e amorosa.

Também ajudará seus filhos como adultos. Muitas de nós fomos educadas nas escolas, mas estávamos totalmente mal preparadas para manter um lar. Limpar, cozinhar e lavar roupa são habilidades que muitos jovens nunca aprendem. Parece que apenas as crianças cujas mães trabalham e sobre as quais é feito todo o trabalho doméstico aprendem essas tarefas. Não prive suas filhas da educação de administrar uma casa e seus filhos de saber como ajudar suas esposas.

Há muito mais ajuda e sugestões em meu livro Trabalhadora no Lar: Aproveitando ao máximo do seu tempo do que sou capaz de cobrir aqui.

Educação Física

Se seu filho tiver a oportunidade de correr e brincar, a educação física provavelmente não é necessária. Ter seu filho em um esporte é bom, desde que não seja obsessivo. Os esportes têm uma prioridade muito alta em nossa nação.

Um ano, dei aos meus filhos uma fita de áudio com exercícios que eles adoravam fazer. Eu os fiz subir e descer as escadas, fazer polichinelos, tocar os dedos dos pés, fazer abdominais e um monte de outras coisas. Eles costumavam pedir para fazer isso várias vezes ao dia, mas eu me limitei a uma (ou duas vezes se eles faziam isso antes de dormir para deixá-los realmente cansados!).

Programação

A maioria das mães acredita que precisam fazer todas as matérias todos os dias. Quando você ensina em casa, tem o privilégio de escolher quando e quanto, não apenas o currículo que deseja usar. Você pode precisar fazer algumas matérias diariamente, de acordo com os requisitos do seu estado. Mas muitas disciplinas podem ser feitas em dias alternados ou apenas uma vez por semana.

“Quando” você ensina em casa (e o horário do dia) também é de sua escolha. A maioria das mães faz isso logo de manhã, mas algumas ajustam de acordo com a programação e as necessidades da família. Certifique-se de ajustar sua educação domiciliar à programação de seu marido. Se o seu marido acorda cedo, todos vocês se levantam cedo. Claro, se você tem uma atitude ruim ou seus filhos são mal-humorados, seu marido pode insistir para que você durma até que ele vá embora.

Se seu marido trabalha fora da cidade ou dirige um caminhão, certifique-se de progredir nos estudos quando ele estiver fora e tirar a escola quando ele estiver em casa. Esteja pronta para largar tudo quando seu marido estiver em casa. Isso manterá sua família unida e será muito mais benéfico para você e seus filhos terem tempo com o chefe da casa!

A maioria de vocês pode programar seu dia normalmente. Certifique-se de ficar em casa a maior parte do tempo. Se você tiver que sair, certifique-se de que a casa esteja arrumada e de ter um jantar planejado. Quando você estiver em casa, certifique-se de ter feito os trabalhos escolares, a casa arrumada, a sua maquiagem (se seu marido gostar que você a use) e uma boa refeição pronta para ele. Aproveite sua noite juntos. Não continue trabalhando em coisas que você deveria ter feito no início do dia. Um homem gosta de desfrutar de sua esposa quando está em casa. Quando você conhece as estatísticas de divórcio na América e na igreja, deve levar seu casamento a sério.

 

Regras da mesa para pessoas pequenas

Em silêncio devo sentar-me,

E agradeço a Deus antes de comer;

Devo esperar pacientemente pela minha comida,

Até que me peçam para entregar meu prato;

Não devo repreender, nem lamentar, nem fazer beicinho,

Nem mover minha cadeira nem prato;

Com faca, garfo ou anel de guardanapo,

Não devo tocar, nem devo cantar.

Não devo falar uma palavra inútil,

Pois as crianças devem ser vistas, não ouvidas;

Eu não devo falar sobre minha comida,

Nem se preocupe se eu não achar isso bom;

Não devo dizer: “O pão está velho”,

“O chá está quente”, “O café está frio”;

Minha boca com comida não devo sobrecarregar,

Nem, enquanto estou comendo, falar em voz alta;

Devo virar minha cabeça para tossir ou espirrar,

E quando eu perguntar, digo “por favor”;

A toalha de mesa não devo estragar,

Nem com minha comida meus dedos sujar;

Devo ficar sentado quando terminar,

Não praticar esporte ou corrida em volta da mesa;

Quando dito para se levantar, então devo obedecer

Saindo da cadeira silenciosamente;

E elevar meu coração a Deus acima,

Em louvor por todo o Seu maravilhoso amor.

 

Nossos lábios e orelhas

Se seus lábios não escorregassem,

Cinco coisas observem com cuidado:

De quem você fala, com quem você fala,

E como, quando e onde.

Se seus ouvidos salvassem de zombarias,

Essas coisas mantêm-se mansamente escondidas:

Eu mesma e eu, e meu e minha,

E como eu faço e fiz.

 

Pequeno Fred

Quando o pequeno Fred

Foi chamado para a cama,

Ele sempre agiu certo;

Ele beijou sua Mamãe,

E então seu Papai,

E desejou boa noite a todos.

Ele não fez barulho,

Como meninos travessos,

Mas subiu as escadas com cuidado

Diretamente ele foi,

Quando foi pedido,

E sempre dizia suas orações.

 

O pequeno cavalheiro

Faça suas refeições, meu homenzinho,

Sempre como um cavalheiro;

Lave o rosto e as mãos com cuidado,

Troque de sapatos e penteie o cabelo;

Tão fresco, limpo e arrumado,

Venha e tome seu lugar apropriado;

Não demore e se atrase,

Fazendo outras pessoas esperarem;

Não aponte ou toque rudemente;

Não coma ou beba demais;

Termine o que você tem antes

Você até pode pedir mais;

                                              

Nunca estrague ou destrua

Alimentos que outros possam comer;

Aqueles que preguiçosamente quebram as migalhas vão desperdiçar

Muitas vezes quer um pão para provar!

                                              

Nunca derrame seu leite ou chá,

Nunca seja rude ou barulhento;

Nunca escolha a comida mais saborosa,

Fique contente com o que é bom;

                                               

Busque em tudo que você puder

Para ser um pequeno cavalheiro.

 

Conte aquele dia perdido
por George Eliot

Se você se sentar ao pôr do sol

E contar os atos que você fez,

E, contando, encontre

Um ato de abnegação, uma palavra

Isso acalmou o coração de quem ouviu,

Um olhar muito gentil

Isso caiu como o sol onde foi -

Então você pode contar aquele dia como bem vivido.

Mas se, durante todo o longo dia de vida,

Você não animou coração, por sim ou não -

Se, por tudo isso

Você não fez nada que possa ser marcado

Isso trouxe a luz do sol para um rosto -

Nenhum ato muito pequeno

que ajudou alguma alma e nada custou -

Então conte aquele dia como pior do que perdido.

 

Construtor de Ponte
por Will Allen Dromgoole

Um velho, indo por uma estrada solitária,

Veio, ao anoitecer, frio e cinza,

Para um abismo, vasto e profundo, e amplo,

Através do qual corria uma maré sombria.

O velho cruzou na penumbra;

O riacho taciturno não temia por ele;

Mas ele se virou, quando seguro do outro lado,

E construiu uma ponte para atravessar a maré.

"Velho", disse um peregrino próximo,

"Você está desperdiçando forças com a construção aqui;

Sua jornada terminará no dia final;

Você nunca mais deve passar por aqui;

Você cruzou o abismo, profundo e amplo -

Por que construir a ponte para você ao entardecer? "

O construtor ergueu sua velha cabeça cinza:

"Bom amigo, no caminho que percorri", disse ele,

"Lá segue atrás de mim hoje

Um jovem, cujos pés devem passar por aqui.

Este abismo, que não foi nada para mim,

Para aquele jovem louro pode ser uma armadilha.

Ele também deve cruzar na penumbra;

Bom amigo, estou construindo a ponte para ele. "

  

O que fizemos hoje?
Por Nixon Waterman

Faremos muito nos próximos anos,

Mas o que fizemos hoje?

Devemos dar nosso ouro em uma soma principesca,

Mas o que demos hoje?

Devemos erguer o coração e enxugar a lágrima,

Vamos plantar uma esperança no lugar do medo,

Devemos falar as palavras de amor e alegria,

Mas o que falamos hoje?

Seremos tão gentis daqui a pouco,

Mas temos sido hoje?

Devemos trazer a cada vida solitária um sorriso,

Mas o que trouxemos hoje?

Devemos dar à verdade um nascimento mais grandioso,

E para uma fé inabalável um valor mais profundo,

Devemos alimentar as almas famintas da terra,

Mas a quem alimentamos hoje?

Devemos colher essas alegrias em breve,

Mas o que semeamos hoje?

Ele deve construir para nós mansões no céu,

Mas o que construímos hoje?

É doce nos sonhos ociosos se aquecer;

Mas aqui e agora, cumprimos nossa tarefa?

No entanto, isso é o que nossas almas devem pedir,

O que fizemos hoje?

 

Trabalhe enquanto você trabalha

Trabalhe enquanto você trabalha,

Jogue enquanto joga;

Uma coisa de cada vez,

Esse é o caminho.

Tudo o que você faz,

Faça com seu poder;

Coisas feitas pela metade

Não são bem feitos.

 

Se você fosse

Se você estava ocupado sendo gentil,

Antes que você percebesse, você iria encontrar

Você logo esqueceria de pensar que era verdade

Esse alguém foi cruel com você.

Se você estava ocupado sendo feliz,

E torcendo pelas pessoas que estão tristes,

Embora seu coração possa doer um pouco,

Você logo esqueceria de notar.

Se você estava ocupado sendo bom,

E fazendo o melhor que pode,

Você não teria tempo para culpar algum homem

Quem está fazendo o melhor que pode.

Se você estava ocupado acertando,

Você ficaria muito ocupado

Para criticar seu vizinho por muito tempo

Porque ele está ocupado errando.

"Ela se levanta enquanto ainda é noite..." Provérbios 31:15
Diário