♕ Promessa do dia: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” 2 Coríntios 2:14
Tudo começou lentamente, quase que imperceptível. Nossos momentos agradáveis foram se transformando em momentos de brigas, discussões, e eu exigia muito dele (eu queria que ele mudasse na força do meu braço), não era submissa, não o respeitava e impunha as minhas vontades. Ele sempre estava calado, nunca aceitava conversar sobre o assunto, e eu falava, falava, e nada, e quanto mais ele se calava mais me incomodava. Eu achava que não o amava mais e cheguei a dizer isso por várias vezes.
Veio uma crise financeira, e com isso arrumei outro emprego, mas não tínhamos sabedoria nas finanças, então descobri um empréstimo que ele fez sem eu saber, me senti traída, enganada... e aos berros o coloquei para fora de casa, sabendo que ele não tinha para onde ir, pois a família dele não era da mesma cidade, ele passou a noite num albergue... “um abismo, chama outro abismo.” Salmos 42-7.
Com um mês e meio de separação eu orava muito. É que eu estava afastada dos caminhos do Senhor, já havia voltado umas três vezes, mas nunca ficava firme, sempre falava que daquela vez era para valer e depois desanimava. Foi dessa forma que Deus primeiro me resgatou, fui pela dor... Ah como queria ter ido por amor! Mas Deus sabe de todas as coisas. Agradeço a Ele por isso. Então eu orava muito, mas não tinha aprendido a descansar minha confiança Nele. Eu agia por mim mesma e era ansiosa, tola!
Num sábado meu marido terreno me falou para parar de ligar porque ele tinha conhecido alguém, eu perdi o chão. Orei mas não me aquietei, fui até o trabalho dele, pedi perdão por tudo e disse que se houvesse uma chance do tamanho de um grão de areia eu me apegaria nele, mas se ele achasse que não, então eu iria embora. Ele aceitou, e eu já havia levado as alianças, nós as colocamos e eu perguntei se podia dar meu testemunho na igreja e ele concordou.
Voltei à tarde para o trabalho e falei para todo mundo que o Deus que eu servia era fiel, tinha dado tudo certo e nós havíamos reconciliado. Naquela noite dei meu testemunho sobre a benção que tinha recebido. Ele voltou para casa e jurou que nunca mais ia embora. No outro dia fui trabalhar e ele estava de folga, mas o meu coração estava inquieto, com medo, não tinha certeza daquilo que estava acontecendo. À tarde quando cheguei, a aliança estava em cima do aparador, uma caneta e um caderno e nada escrito.
Liguei para ele e nada, liguei para mãe dele e nada. Que desespero, mas aí dobrei os joelhos e disse: Satanás, se pensa que irei desistir, pode desistir você, Quem me prometeu é fiel e agora vou buscar mais. Fiz a seguinte oração: "Deus, o Senhor, me guie e me guarde e buscarei o quanto for, mas o inimigo não vai rir de mim."
Algo me dizia, desista, mas Deus falava mais alto, não desista, eu sentia que a minha fé e confiança em Deus estavam sendo testadas. Então tive que seguir o exemplo da Sunamita, todo mundo me perguntava como estava, e eu dizia: “está tudo bem, vai tudo bem.” Eu não havia tirado a aliança. Mas não sabia sequer onde ele estava.
Encontrei forças somente em Deus que me sustentava e me livrava diariamente das ciladas do inimigo. Quando orava para o meu esposo voltar, falava para Deus que queria sim o meu casamento restaurado, mas que queria que toda a minha casa servisse ao Senhor! Que eu o queria junto comigo na igreja, adorando a Deus! E toda vez colocava a mão na cadeira vazia ao lado da minha, e profetizava (assim como Ezequiel no vale de ossos secos): “essa cadeira tem um ocupante, esse lugar é reservado para o meu esposo, esse lugar não será mais vazio, no nome do Senhor o meu esposo irá ocupá-la” (nem sei por quantas vezes fiz isso). Só que eu sempre ficava sonhando, imaginando o dia que ele voltaria... como seria?
Pensava em receber flores aqui na empresa onde trabalho, ele na porta de casa com carro de som, num dia que eu viesse no ônibus da empresa, ele correndo com a moto atrás para o ônibus parar... Ele me esperando na portaria e se ajoelhando aos meus pés pedindo perdão. Percebi que se ele voltasse e fizesse alguma dessas coisas, não seria para a glória de Deus e sim para a minha! Porque todo mundo ia falar: olha lá, errou e agora está pedindo perdão... ela merece isso mesmo, porque sofreu muito coitada! Isso é pouco pelo que ela passou... Mas aprendi que não é a minha vontade, e nem para minha glória, aprendi que somente Dele, por Ele são todas as coisas. E que enquanto eu quisesse a honra não a teria, porque somente Deus a merece. E que somente Ele nos tira do lugar de derrota e nos faz triunfar.
“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36
“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” 2 Coríntios 2:14
“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1 João 5:5
Aprendi que as coisas de Deus são sem trombetas, a glória é Dele. Não precisamos anunciar aos quatro cantos o que acontecia. A palavra final vem de Deus.
Aprendi que o vaso precisa ser quebrado para ser construído novamente, não adianta juntar os pedaços. Em Isaías o Senhor nos ensina isso. Que somos o barro e Ele o oleiro. Aprendi que por nós não podemos nada, mas Ele tudo pode.
“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:29-31
Aprendi que olhar para a cruz nos faz acertar o alvo. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” - Hebreus 12:2.
Aprendi a perdoar e ter a necessidade diária do perdão: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6:12. É aqui que engasgamos nas palavras, pois nem sempre é fácil perdoar, somente um Deus gracioso e abundante em favor para nos capacitar nessa ação. Sem perdão em nosso coração a amargura cria raízes, e a vida fica prejudicada, andamos devagar e tristes como se estivéssemos carregando cargas pesadas.
Quando faziam três meses que eu via a minha família desestruturada, eu olhava para todos os lados e não via solução para aquele tsunami que passava, levando todos os meus projetos e sonhos. Porque tudo que era possível a mim, eu já havia feito! Só que estava impossível, mas quando se torna impossível, aí é com Deus! Ele entra em ação e vai transformando, mudando, acalmando, restituindo.
Um dia, no meu desespero cheguei a procurar no Google uma palavra de conforto e paz para aquela hora, agora parece até engraçado, mas na hora do sofrimento o que a gente quer é algo que nos traga paz. Encontrei mais de 3.710.000, como escolher uma? Mas Deus sabia o que eu precisava e estava contemplando do céu tudo aquilo e usou uma pessoa para me mandar naquele exato momento a palavra que eu buscava e o que Ele faria por mim.
“Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.” Zacarias 9:12
Olha o assunto da mensagem!!! Como Deus é perfeito, só Ele sabia o que eu passava, só Ele viu o que eu procurava, e para eu ter certeza de que era Ele que falava comigo “tocou” na mente dessa pessoa para que o assunto deste e-mail fosse claro e direto. Hoje quando releio ainda fico paralisada diante da perfeição da glória de Deus.
Essa mensagem entrou no meu coração como uma flecha e ficou “cravada” ali. Era Deus me falando: “Filha, estou aqui! Vejo suas lágrimas, vejo sua fé .. escuto seu clamor, e estou entrando com providência na sua vida, e nada mais vai ser como foi, seu sofrimento chegou ao fim! Tudo será mudado, e para você ver que Eu sou Deus, será em dobro”.
Então descobri sobre a OM (outra mulher) (não vou comentar detalhes sobre, apenas que o inimigo colocou no caminho dele uma moça que morava a 2 quadras da minha casa e trabalha para o mesmo patrão que eu, foi uma prova e tanto para eu confiar na promessa acima). Pedi para Deus ter misericórdia dela, a abençoar e dar a ela algo dela, porque aquele marido era meu.
Então dobrei meus joelhos ao Senhor: “Pai, o Senhor conhece o desejo do meu coração, o Senhor vê meu sofrimento, me contempla do Seu trono, intercede ao Pai por mim... que se Ele trouxer o meu esposo aqui em casa, a primeira coisa que farei será Te apresentar a ele. Antes dele ser meu, ele é Teu, Senhor, e se eu merecer, ó Senhor, por misericórdia, eu Te peço que ele se arrependa e reconheça que aqui é o seu lugar, que ele veja que ainda me ama e que eu o amo com todo o meu coração. Traga ele Pai, toque nele, abra os olhos dele Senhor ... e aqui em casa eu terei o prazer de Te apresentar a ele, quero que ele Te conheça como eu conheço ”.
Passado um tempo foi exatamente assim, quando acordei senti um clima diferente, por mais que eu tivesse motivos para chorar, eu sorria e agradecia a Deus por tudo, por ter me resgatado, e esquecia da minha dor. Fui trabalhar cantando: “Lance sua rede ao mar, creia na palavra de Deus, sinais e maravilhas Ele hoje vai fazer, lance sua rede ao mar, creia na palavra de Deus, TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ”.
A noite, com muita chuva ele apareceu lá em casa, e de moto! Quando entrou já estava com o olhar calmo e eu pensei! É hoje né Senhor? Glórias a Ti Pai (ainda me emociono muito ao lembrar). Então ele disse para minha filha que estava com medo, porque ia transportar um detento para outro presídio (ele é agente penitenciário), ele disse que estava com medo de morrer e chorava muito. Porque fazia uma semana que um detento havia matado com um tiro um agente que trabalhava com ele na mesma unidade.
Então peguei a Bíblia e falei para ele que a única coisa que eu podia fazer naquele momento era orar por ele e que Deus o guardaria e o conservaria na Sua presença. Na oração pedi para Deus cuidar dele porque ele era uma alma preciosa e fui orando e entregando ele para Deus. Ele concordou e ali na sala de casa, foi uma oração somente em família... nós quatro! Seres da terra!! Porque eu sei que o Senhor estava lá, havia muitos anjos também! Glória a Deus!!! Mas sem nenhuma testemunha, nada de “trombetas”.
E me despedi e fui para o quarto arrumar a cama da minha filha menor, então ele me seguiu e pediu um abraço. O abracei, e disse: você pertence a Deus... o que você pedir a Ele, lhe será concedido... Eu creio. Naquela hora, chorando e abraçado comigo ele disse: “Eu só tenho um pedido para Deus! E depois de um tempo calado disse: Eu só quero a minha família de volta”.
Conheci esse Ministério depois, e hoje diariamente leio os Diários do RMI "Encorajamento", me serve de base para não errar mais e confiar em Deus sempre que surge um novo obstáculo. O uso para aconselhar outras mulheres que me procuram depois do meu testemunho, estou lendo o livro “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento”
Foi depois da restauração, quando eu senti uma vontade de ajudar outras pessoas, levar a palavra do Senhor e aprender mais sobre Ele. Então eu comecei a enviar os "Versículos do Dia" para todos da minha lista de e-mails, sempre com 2 versículos (velho e novo testamento, como a gente vê na Bíblia online) e com uma mensagem de salvação, fé, ânimo, vitória e verdade.
Então muitos dos encorajamentos foram inspiradores para mim, para meditação e aprendizado, muitas vezes o que eu tinha em meu coração era confirmado com o encorajamento. Hoje, com um pouco mais de um ano, as "Promessas do Dia" se tornaram essenciais para mim, para todos que as recebem, são pessoas que trabalham comigo, clientes, fornecedores, e assim vai, porque tomou uma proporção muito grande conforme são encaminhados. O dia que demorou um pouco, ou o período que fiquei de férias, recebi as cobranças: Cadê as promessas?, "estou esperando os versículos", (risos). E sempre tenho retornos assim: "as promessas foram para mim hoje", "estava esperando uma resposta e veio nas promessas", "senti paz ao ler os versículos!, "obrigada por transmitir uma palavra de fé e amor".
Creio que essa é a vontade de Deus para minha vida e assim o faço, onde o Senhor quiser me mandar, e me usar! Eis-me aqui!!!
Como citei acima, hoje minha família está restituída! Está na paz, alegre e firme na Rocha que é o Senhor. Todo sofrimento e dor foram embora e tenho contemplado grandes obras que Deus tem feito no meu lar e como Ele me prometeu “em dobro”. Para glória do Senhor! Sou muito grata a Deus, esta mensagem é mais uma forma que eu tenho de agradecer: “Muito obrigada, o Senhor é a minha força e a minha salvação, o Senhor é a minha alegria, tudo para mim. Deus da minha vida e da minha família. Eu e a minha casa servimos ao Senhor ”.
Que Deus faça nas suas vidas, seja em qual área for... uma obra tão maravilhosa e perfeita, que somente Ele é capaz de fazer. Coloque tudo nas mãos Dele e confie. Não desista! “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11:40.
O reconhecimento do meu marido está sendo diário (e sem trombetas também). Nos pequenos detalhes, nos olhares, no cuidado, no carinho, no amor…
E todas as vezes que me lembro que no dia que conversamos sobre a volta dele, ele me disse no final: Obrigada minha linda esposa, por não desistir de mim! Então me lembrei que Senhor não desistiu e não desiste de nós, e que eu tomei a minha cruz e a estou levando, ora sorrindo, e ora chorando, e um dia na glória receberei das mãos do meu Senhor a minha coroa, e ajoelhada aos Seus pés agradecerei pelas provas, pelas lutas, porque se Ele não tivesse permitido, eu não teria tido vitória e não contemplaria o poder da Sua glória! Amém.
~Viviane em Minas Gerais
________________________________________________________________________________________________
Encontre mais entendimento e supere os obstáculos: #Deixar ir e #Mulher Contenciosa simplesmente clicando na #Tag vinculada aos Testemunhos de Casamento Restaurado.
Arquivo nas hashtags#: contenciosa, e-Parceira, Enfrentando o Divórcio, Jejum, MC, Deixar Ir, OM, TCR.
Quer ainda mais Testemunhos de Casamento Restaurado para você estudar e aprender os princípios vinculados para encorajar você?
Leia MAIS USANDO O Translate >> Inglês RMTs e Espanhol RMTs
Você encontrará isto em Pela Palavra do Seu Testemunho (Livro 10): (disponível apenas em inglês) “Bençãos virão e te alcançarão”
Há muito MAIS testemunhos disponíveis para ler em Pela Palavra do Seu Testemunho Pacote da série completa: 10 e-books (disponível apenas em inglês) ou comprando-os impressos Pela Palavra de Seu Testemunho Pacote COMBO da Série Completa: Brochura e eBooks. (apenas WOTT1 disponível em português)
Se seu marido voltou para casa, submeta seu testemunho para que possamos começar a encorajá-la a continuar sua Jornada de Restauração e convidá-la para as nossas Reuniões de Comunhão do Zoom para noivas restauradas.