☊ Louvor de Testemunho da Restauração
Eliana, como sua restauração realmente começou?
Antes de falar sobre como começou minha restauração, gostaria de comentar um pouco sobre como começou nosso problema conjugal.
Somos um casal que já passou por muitas coisas juntos. Enfatizo isso porque pode ser de ajuda para uma mulher como eu, pois não encontrei um testemunho semelhante ao meu. Estivemos grávidos três vezes e todos os três bebês morreram. No último parto eu estava tão mal que tiraram meu útero. Ou seja, minhas chances de ser mãe eram zero, humanamente falando. Naquela época meu marido Liam me ajudou muito, porque eu estava muito deprimida e ele me disse que eu não confiava em Deus, que foi Ele Quem me criou e poderia me fazer engravidar novamente.
Depois desse tempo fomos morar sozinhos porque durante a minha gravidez minha mãe morou conosco. No começo alugamos um local e depois o Senhor nos deu uma casa para morar sem precisar pagar nada. Principalmente era eu quem trabalhava e contribuía para o lar. Confesso que por isso tratei muito mal o Liam, subestimando o que ele fazia. E até fiz piadas sobre ele com outras pessoas. Aí o Liam começou a trabalhar e depois de alguns meses ele começou a se comportar de forma muito estranha comigo, ele não me tocava mais, era tudo muito distante, ele sempre vinha com reclamações do trabalho, e tudo que se falava em casa era sobre como as coisas estavam ruins para ele no trabalho.
Não falei nada para ele, o que pensei por dentro foi que ele não gostava de trabalho nenhum, mas tantas reclamações e a frieza dele comigo já estavam me frustrando um pouco. Aí fiz uma operação no siso e no primeiro dia ele me tratou muito bem. Mas no terceiro dia ele me disse que queria se separar, que eu não cuidava dele, que ele estava muito frustrado, e me falou muitas coisas feias que me machucaram muito. Eu disse a ele que não estava cuidando dele porque não podia, mas que tudo ia ficar bem.
Naquela época tinha uma oficina para casais na nossa igreja e eu falei para ele separar um tempo para fazermos a oficina para casais, se depois disso ele quisesse ir embora eu aceitaria. Então ele ficou muito enjoado. Achei que isso vinha de Deus por causa da forma como ele me tratou mal enquanto eu estava descansando. No final ele se recuperou e terminamos a oficina de casais, tudo parecia ter melhorado, mas depois de alguns dias tudo piorou, Liam me disse que não queria mais ficar comigo e que não poderia continuar ali só por pena. Tudo isso estava me machucando demais, mas insisti para que ele ficasse. Até que um dia não aguentei mais e falei para o Liam que ele poderia ir quando quisesse, ele não pensou duas vezes e quando cheguei em casa do trabalho ele já tinha ido embora.
Isso foi tão horrível para mim porque pensei que ele não queria mais ficar comigo porque não posso ter filhos, sou feia…teve tantas coisas que passaram pela minha cabeça. Lutei espiritualmente porque também entendi que ambos viemos de famílias disfuncionais e que a maldição estava nos seguindo. Ungi minha casa. Eu fiz tudo. Meu rosto parecia muito ruim. Dormia no ônibus, perdi muito peso e vivi tudo isso em silêncio porque não tinha com quem conversar sobre o assunto, porque não queria receber aquele conselho de “deixa assim, você merece coisa melhor”. Meus pastores apenas me disseram para dar-lhe tempo e que a partir de então o que eu fizesse era uma decisão minha. Isso quer Liam quisesse lutar ou não. Meu apoio foi pesquisar na internet tudo relacionado à restauração do casamento, mas não encontrei o RMI (Restore Ministries International).
Como Deus transformou você Eliana & Ele transformou a sua situação conforme você O buscou de todo o coração?
Um dia a noite orando após o Liam já ter voltado para casa e com muito desespero ao ver a atitude dele, e apesar de morar na minha casa, ele não me respeitava e conversava com outras mulheres na minha frente. Pedi ao meu Marido Celestial (MC) que trouxesse uma amiga para minha vida que pudesse me ajudar nesta jornada. Alguém com quem conversar e orar e no dia seguinte pesquisando na internet encontrei os testemunhos do RMI e baixei o livro Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento. Fiquei chocada com a maneira como Deus respondeu a mim. Ele é Maravilhoso. Sei que ainda tenho muito que aprender, e peço ao meu Marido Celestial que não me dê nada até que eu esteja verdadeiramente firme Nele. Não sei se essa oração está correta, mas realmente não quero sair do Seu lado novamente. Deus foi o Único que esteve comigo neste momento difícil.
Quais princípios, da Palavra de Deus (ou de nossos recursos), Eliana, que o Senhor lhe ensinou durante esta provação?
Na verdade foram muitos. Eu era uma fariséia. Sempre que ouvia uma pregação acusadora sentia que era por causa do Liam, pelo seu adultério e más atitudes para comigo. “Por que você olha para o argueiro que está no olho do seu irmão e não olha para a trave que está no seu?” L6.41-42. Mas então percebi que me considerava melhor que meu marido porque ganhava mais dinheiro que ele e que a maior provisão vinha de mim. Desrespeitei e violei completamente o princípio de que o homem é o cabeça da mulher. Quando li a história do pai que disse ao filho para se sentar e o filho não o fez até que finalmente o fez, mas então ele exclamou que estava sentado, mas por dentro estava de pé. Me identifiquei tanto porque quando minha crise começou tentei fazer as coisas bem, mas dentro de mim havia muito orgulho e um espírito altivo. Dos princípios que me ajudaram nesta longa jornada, ganhar sem palavras tem sido uma bênção na minha vida, embora não negue que me custou um pouco porque não fiquei calada sobre nada. E deixar meu marido ir e deixar meu Marido Celestial trabalhar foi a maior bênção. A única coisa que sei sobre a OM (outra mulher) é o que me contaram. Mas não sei quem ela é, e também não quero saber. Acho que isso me ajudou e fortaleceu minha fé.
Quais foram os momentos mais difíceis que Deus ajudou você a atravessar, Eliana?
Todos os momentos foram muito difíceis, mas ver que ele estava indo embora e não se importando com tudo que havíamos vivido juntos me doeu demais, mas ali o Senhor me mostrou que Ele é meu Companheiro e meu Marido fiel. “Porque como mulher abandonada e triste de espírito o Senhor te chamou, e como esposa jovem divorciada, o teu Deus disse: “Por um breve momento te abandonei, mas com grandes misericórdias te chamarei de volta” Is54.6-8. Cada vez que Liam me dizia que não me amava e que nunca mais voltaria para mim, era como uma facada na minha alma. Ou, por exemplo, quando via meu marido ao telefone à noite, sabia que ele estava conversando com a OM, mas dizia a mim mesma mentalmente. “Não terei medo de más notícias: meu coração está firme confiando no Senhor” S112.7.
Eliana, qual foi o “ponto de virada” da sua restauração?
Eu estava há 3 dias sem notícias do meu marido. Isso me deixou muito triste porque ele sempre de uma forma ou de outra me visitava ou pelo menos me ligava. Então, eu estava em um culto de oração na minha igreja e disse ao Senhor que se Ele estivesse realmente ouvindo minhas orações e estivesse comigo, Ele me mostraria. Eu estava de pé e meu telefone estava na cadeira. Naquele exato momento senti alguém me tocar por trás e me mostrar que havia uma ligação, era o Liam, me emocionei e fiquei inquieta, mas continuei orando. Quando saí do culto liguei para ele e ele foi até minha casa. Naquele dia ele me perguntou se eu queria que ele ficasse. Eu disse a ele que se ele quisesse, ele poderia. “Deus ainda está trabalhando no meu orgulho”. Porque não gosto de demonstrar muito entusiasmo por medo de ser rejeitada mais tarde.
Compartilhe conosco COMO isso aconteceu Eliana? Seu marido simplesmente apareceu? Você suspeitou que isso estava perto de acontecer?
Não sei se devo dizer que ele entrou pela porta da frente, mas posso dizer que sei que meu Marido Celestial está trabalhando por mim e por meu casamento. Depois daquela noite em que dormiu comigo em casa, ele me mandou uma mensagem dizendo que gostava de estar comigo. Respondi que também, mas fiquei surpresa por ele querer ficar. E ele respondeu que não queria que eu me sentisse mal porque estávamos juntos e depois ele foi embora e então me perguntou se poderia ficar alguns dias na minha casa até encontrar um lugar para ficar. Eu disse a ele que não havia problema, mas que tínhamos que estabelecer diretrizes para não nos machucarmos mais, pois ele havia me deixado claro que não queria voltar comigo. Eu apenas disse a ele que não precisávamos brigar por nada, apenas precisávamos tentar ajudar um ao outro.
Às vezes eu sentia que minha restauração estava próxima, mas havia outros dias em que minha fé estava zerada porque o quadro todo parecia muito negativo. Não tem sido fácil, mas Deus se manifestou em minha vida de uma forma muito surpreendente. Na sexta fiquei triste por não ver interesse no Liam por mim e no sábado ele teve uma atividade evangelística em sua igreja. Perguntei ao meu Marido Celestial se Ele estava me ouvindo para que Liam me convidasse para sua atividade.
Fiquei muito feliz porque Deus ouviu e respondeu minha oração. Antes de partirmos, fomos ver a avó dele, e a vovó perguntou onde você vai? E ele respondeu à atividade evangelística, e ela também perguntou se eu iria com ele? Ao que ele respondeu: Claro, ela é minha esposa e tem que ir aonde eu a levar. Meu coração se encheu de alegria porque fazia muito tempo que não o ouvia falar assim de mim e só podia agradecer a Deus. Sei que falta muito pouco para minha restauração total e sei também que Deus vai dar a nós nossos filhos, tudo que o inimigo me roubou, o Senhor vai me dar em dobro assim como fez com seu servo Jó.
Você recomendaria algum de nossos recursos em particular que ajudou você, Eliana?
Eu recomendo fortemente Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento. Isso me ajudou a ver meus erros e como Deus pode fazer algo do nada. Também me encorajou muito. Os testemunhos de casamentos restaurados mostraram-me que nem tudo estava perdido.
Você teria interesse em ajudar a encorajar outras mulheres, Eliana?
Sim.
De qualquer forma, Eliana, que tipo de encorajamento você gostaria de deixar para as mulheres, em conclusão?
Gostaria de dizer às mulheres que não desanimem quando virem que as coisas não estão indo como o esperado, ou quando virem que a resposta não vem como elas imaginavam. Deus trabalha de maneiras misteriosas e é preciso ter os olhos e os ouvidos espirituais bem abertos para saber discernir. Não receba instruções de ninguém, exceto de nosso Marido Celestial. Um exemplo disso foi que quando meu marido me pediu para ficar em minha casa por alguns dias, consultei meu pastor. Ele respondeu que se não veio com a intenção de restabelecer o casamento, então eu não deveria aceitar que ele ficasse em minha casa. O que não julgo porque ele está pensando no meu bem-estar. Mas a Palavra diz que Deus não nos dá um fardo maior do que nós podemos suportar. E como aprendemos aqui, o nosso primeiro ministério é a família e se não tivermos capacidade para carregar o fardo da nossa família, não conseguiremos fazê-lo com pessoas de fora.
Leia MAIS testemunhos em: Pela Palavra do Seu Testemunho - série completa (disponível apenas em inglês).