Jornada de Restauração da Lota Joel ❤️ Capítulo 8 “Pegue o que é Bom”


Embora nossas jornadas tenham muitas semelhanças, nenhuma delas é totalmente igual!! Isto porque Ele usa as situações que vivemos de forma particular, para nos transformar e nos usar para a Sua glória!
Assim como muitas noivas fizeram, nós encorajamos você a documentar a sua Jornada através de relatórios de louvor e diários, para que você possa também encorajar outras mulheres através de sua Jornada de Restauração!

Estaremos compartilhando nos próximos sábados a jornada de Restauração da Lota Joel - "Coragem para atravessar o fogo"

Esperamos que você seja tão ou mais encorajada como fomos! ❤️

Veja Aqui o Capítulo 7, compartilhado no sábado passado.

Capítulo 8

"Pegue o que é Bom"

Devo dizer que uma das minhas maiores lutas foi com relação à minha mente. Ela vagava pelos “e se” ou “poderia ser”, sem saber até que ponto ou quão longa seria minha jornada. Tentei aproveitar cada momento, mas era um ponto fraco que tinha e tenho que compartilhá-lo. Minha disposição de trilhar o caminho que Ele estava me guiando não significava que eu não chegaria a alguns pontos em que sentisse que era demais para suportar.

A chuva cai porque as nuvens não aguentam mais o peso. As lágrimas caem porque o coração não aguenta mais a dor.

Eu quebraria em algum momento? Quão difícil seria? Eu constantemente tive que renovar minha mente com a Sua palavra e apenas acreditar que tudo contribuiria para o meu bem. Meus filhos agora sabiam de Marco e Ivette e haveria outros para descobrir o que estava acontecendo? Fui discreta com minhas situações, mas aqueles “e se”, eu tinha que me render diariamente. Tive que caminhar um dia de cada vez, encontrando a paz que ultrapassava todo entendimento.

Meu irmão pegou emprestado o carro de Marco por alguns dias. Recebi um telefonema dele para vir. Ele literalmente mora a menos de cinco minutos de distância. Meu irmão e eu temos uma relação muito próxima e ele é um dos melhores seres humanos que conheço. Então eu dirigi e ele estava do lado de fora com lágrimas escorrendo pelo rosto. Saí rapidamente do carro e corri até ele. "Está tudo bem? O que há de errado?’ eu disse. Ele respondeu: “Não posso acreditar nisso”. Quase com a voz irritada dizendo “o que é isso?”, segurando uma foto de Ivette nas mãos. Ele continuou a dizer: “Eu estava dirigindo e abaixei o quebra-sol e ela caiu no meu colo. O que está acontecendo?" Então, seu choro se intensificou e fiquei sem palavras. Oh Deus, por favor me ajude. Havia todas essas emoções no ar, traição, raiva e tristeza ao mesmo tempo e eu precisava fazer alguma coisa. Senti Deus me guiar e agarrei seus ombros, olhei-o nos olhos e disse: “Lamento muito que você tenha visto isso e sei que você está chateado. Eu te amo de todo o coração, mas saiba que tudo vai ficar bem.” instantaneamente o rosto do meu irmão mudou para um rosto de “sim, certo, claro”. Então continuei: “Olhe para mim (mantendo uma atitude calma e positiva), vou ficar bem. Não fique bravo, apenas confie em mim que tudo isso vai dar certo. Estou cuidando disso”.

Este foi meu primeiro encontro com um membro da família afetado. Doeu e fiquei envergonhada. Será que ele entenderia por que eu ainda estava com Marco depois de tudo isso, ou me julgaria como uma pessoa fraca e estúpida por aguentar isso? Esse foi um insulto que eu estava disposta a aceitar e o fazia com frequência. Eu não poderia protegê-lo, apenas confiei em Deus, ele iria curá-lo também. Meu irmão enxugou as lágrimas e disse: “OK, não vou dizer nada, mas não está certo”. Eu concordei, nos abraçamos e fui embora.

No momento em que entrei no carro e virei a esquina, chorei muito. Tudo o que pude fazer foi louvar a Deus e agradecê-Lo. Aprendi que louvá-Lo durante essas provações me trazia conforto. Era completamente o oposto do que minha carne queria fazer, mas eu estava tentando o meu melhor para andar no espírito de Deus e pela fé.

Nesse ínterim, o relacionamento de Marco com Ivette foi ficando mais forte. Ele conheceu toda a família dela e eles adoravam as crianças. Tudo isso eu sabia porque Marco não se importou em compartilhar comigo todos os detalhes. Eu apenas ouvi em silêncio e sorria, sempre tentando ser feliz e encorajadora. Eu estava aprendendo que minha felicidade e força não vinham mais das circunstâncias ou do ambiente, mas de Deus, meu novo Amor. Então fiz questão de mostrar isso, não importa o que eu estivesse ouvindo ou o que estivesse acontecendo.

Meu relacionamento com Deus ficou mais forte à medida que Ele continuou mostrando Sua fidelidade para suprir todas as minhas necessidades. Pode não ser o que eu queria o tempo todo, mas não me faltou nada. Sempre que tive oportunidade, encontrei-me com minhas duas amigas, minhas irmãs em Cristo e minhas parceiras de oração. Formamos um grupo de 3 cordas juntas e Deus realmente sabia que precisávamos uma do outra. Nós nos apoiamos em momentos de fraqueza e sempre mantivemos nosso foco em Deus. Não importa o quanto eu quisesse me apoiar nelas, elas sempre me guiaram de volta à Verdadeira Fonte de força, Deus e Sua palavra.

Não me lembro por que, mas estava dirigindo o carro do Marco e indo para o apartamento da Lina. Rosa já estava lá. Nós nos reuníamos frequentemente para orar, compartilhar Sua palavra e ter comunhão. Choramos e rimos. Nós fizemos tudo. Foi uma amizade linda como nada que eu tinha antes. Cheguei ao estacionamento, estacionei o carro e, sem pensar duas vezes, abaixei o visor para usar o espelho e passar batom. Abaixei-o e lá estava a foto de Ivette, olhando para mim. Eu tinha esquecido completamente que aquela foto estava ali e meu coração afundou. Eu rapidamente fechei novamente. Fiquei triste, subi e bati na porta. Lina abriu a porta com seu GRANDE OLÁ!!! Ela viu meu rosto e rapidamente me trouxe para dentro. Eu soltei: “Acabei de ver uma foto de Ivette no carro de Marco. Eu realmente nunca a vi e agora olhei para a foto dela. Meu coração dói e não sei quanto mais posso aguentar isso.” Bom, Lina e Rosa pularam de ALEGRIA! O que?? SIM, alegria! Eu realmente esperava algo diferente delas? Veja, um dos muitos ditados pelos quais elas viviam era: “Lota, você tem que pegar o que é bom e jogar fora o que é ruim”. Mas o quê de BOM isso poderia trazer? Ah, mas fique tranquila, Lina e Rosa sempre encontraram algo de bom em tudo e isso não seria diferente. Isso trouxe um sorriso ao meu rosto e eu estava aprendendo que cada provação trazia uma bênção e um avanço. Então eu disse: “Senhor, o que Você está tentando me mostrar hoje?” Então me ocorreu: eu precisava perdoar Ivette e vê-la com os olhos de Deus. Eu não só precisava perdoá-la, mas também precisava amá-la e orar por ela. Rosa e Lina se emocionaram porque sabiam que aquele momento era exatamente para isso.

Então desci correndo, abri o carro e peguei a foto. Assim que voltei para o apartamento começamos a orar. Deus estava nos guiando. Caí de joelhos e realmente pedi a Ele que me ajudasse a perdoá-la por tudo o que estava acontecendo, incluindo toda a dor que sentia por causa do envolvimento dela com Marco e as crianças. Eu precisava reconhecer que culpar ou guardar ressentimento não ajudaria em nada a minha situação e eu tinha que amar e perdoar a todos. Isso incluía ela. Quando terminamos foi milagroso. Posso dizer que senti Seu amor em mim por ela e eu estava livre.

O que há de bonito em Deus é que Ele sabe tudo e isso inclui o futuro. Ele sabia que o que acabei de vivenciar precisava acontecer para me preparar para o que estava por vir.

“Pois Eu conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos para o bem e não para o mal, para lhe dar um futuro e uma esperança.” J29.11

Logo depois que terminamos de orar e estávamos comendo alguma coisa, meu telefone tocou. Era o Marco. Eu respondi: “Olá”. Ele diz: “Olá, sei que deveria ficar com as crianças esta noite, mas acabamos de terminar um filme e Ivette quer que saiamos um pouco sozinhos. Está ok para você?" Eu respondi: “Claro, mas estou no apartamento da Lina”. Ele respondeu: “ah, não se preocupe, posso deixá-los lá. Não estou longe e estarei aí em cerca de 20 minutos.” Desligamos e eu disse que meus filhos se juntariam a nós em breve. Elas não se importaram. Lina tinha duas meninas e Rosa dois meninos. Com meus filhos eram seis pessoas e todos se davam bem e gostavam da companhia um do outro.

Cerca de 20 minutos depois, Marco ligou, então eu respondi: “ei, se você está aqui, mande as crianças subirem e eu as encontrarei no elevador”. Ele disse: “não, quero que você desça e tire-as do carro. Além disso, estou com Ivette e quero que vocês se conheçam.” AHHH, o que???? Por quê?????? Eu não disse isso, mas gritei por dentro. O que eu disse foi: “ok, me dê um minuto e já desço”.

Minhas amigas viram a expressão em meu rosto e isso mudou em um instante. Desliguei e disse repetidamente: “Não posso fazer isso, não posso fazer isso..” Elas disseram “O quê? Não pode fazer o quê??” Eu respondi: “Marco quer que eu desça para pegar as crianças e conhecer Ivette, cara a cara. Por que isso é realmente necessário?” Então Lina me agarrou pelos ombros, olhou-me diretamente nos olhos e disse: “você pode fazer todas as coisas através de Cristo que a fortalece”. Então Rosa acrescentou com entusiasmo e confiança: “além de Deus já ter preparado você, por que você acha que tudo isso aconteceu logo agora?”. Pensei que SIM, devo passar neste teste e mostrar a Ele que a perdoei. Então comecei minha caminhada até o estacionamento. Meu coração disparou, mas não tirei o sorriso do rosto, dizendo a mim mesma: consigo isso porque Deus está comigo. Então o momento aconteceu. As crianças saíram correndo do carro assim que me viram saindo do elevador. Recebi abraços e beijos tão grandes deles naquele dia e, ah, como eu precisava disso. Quando me aproximei do carro, Marco desceu e depois Ivette. Engoli em seco e sorri ao dizer olá para Marco, dando-lhe a oportunidade de nos apresentar adequadamente. Ele disse: “Lota, esta é Ivette, e Ivette, esta é Lota”. Da forma mais educada que pude, eu disse: “É um prazer conhecê-la”. e eu apertei a mão dela. Ela respondeu: “da mesma forma”. Foi isso. Marco terminou rapidamente dizendo: “ok, estamos saindo agora e desculpe por essa vinda inesperada”. Eu disse: “não tem problema nenhum, divirtam-se”. Virei-me com meus filhos, cada um segurando minha mão, um de cada lado caminhamos até o elevador. Eu não olhei para trás. Eu senti como se estivesse andando nas nuvens. Nunca pensei que pudesse fazer o que tinha acabado de fazer, mas fiz e sabia Quem estava por trás disso, meu Amor, obrigada.

9 opiniões sobre “Jornada de Restauração da Lota Joel ❤️ Capítulo 8 “Pegue o que é Bom””

  1. Uau! De verdade, eu perdi o ar lendo esse capítulo!!!
    Eu me lembrei do dia que minha sobrinha me contou que havia visto o marido terreno com outra mulher e como Ele também me deu a “paz que excede todos entendimento” eu pude dizer mais ou menos o que Lota disse – que estava tudo bem, que ela não deveria se preocupar ou se aborrecer com aquilo e que eu estava bem e agradecia por seu amor e preocupação comigo! Foi uma grande prova, mas nada se compara ao que Lota descreveu!
    Eu deixo aqui uma lição muito importante sobe a OM ( outra mulher) > https://ajudamatrimonial.com/cursos/c2/d22-parte1/
    e que com certeza nos ajuda a “lidar com o adultério” > https://ajudamatrimonial.com/cursos/c2/d16/
    Eu clamo duplas bênçãos para a Lota, para você que lê esse comentário e para mim também, por toda a vergonha e humilhação que enfrentamos!

  2. Que capítulo! Só nosso amado para dar a paz para passar por essas situações difíceis! Obrigada querida Lota por nos encorajar compartilhando sua jornada com nosso Amado!

  3. Que capítulo forte é esse!
    Me arremete à tantas situações parecidas que já passei que hoje, nem sei se não fosse a bondade do Senhor.
    Como disse a querida Paula: “Eu clamo duplas bênçãos para a Lota, para você que lê esse comentário e para mim também, por toda a vergonha e humilhação que enfrentamos.”
    Me uno à esse clamor e digo Amém!

  4. Sim meninas, podemos dizer uau!!! enquanto narrava esse capítulo confesso que minha voz ficou um pouco embargada, me fazendo também relembrar o dia que sentada na pizzaria com minha filha e o ex-mt, e a OM fez questão dr ir na nossa mesa o beijar e cumprimentar minha filha. Na época, já praticando os princípios aqui aprendidos, puder também sentir a paz que excede todo entendimento, mas a gente compreende que consegue realmente passar por isso com Ele ao nosso lado, nos ajudando e fortalecendo.🙌
    Me uno a vocês nesse clamor, já declarando o sim e o amém. 🌷💕

    1. Estou passando por isso…tantas provações. Tantas situações.
      Eu ainda não encontrei a OM, mas cheguei a entregar meu filho para o pai sabendo que ela estava no carro próximo a nós…então percebo que isso está próximo, esse encontro, e se não for da vontade do Senhor me livrar enfrentarei com a força Dele!
      Eu realmente não sei como lidar caso isso aconteça, não sei se devo evitar, não sei se trato com seriedade, com simpatia, realmente não sei.
      Como já estou divorciada, não sei como funciona essa questão atender aos pedidos do ex-mt.
      Entreguei ao Senhor.
      Tenho sofrido tanta vergonha e humilhação, que hoje percebi, que se não fosse o que aprendi aqui, já teria sucumbido.

      Obrigada meu Deus…por tanta sabedoria que me deu ao longo dessa jornada.
      Nada posso sem Ti!

  5. Uau que capitulo, como a Paula comentou: chegou a faltar o ar!
    Durante a leitura pude tirar de proveito a confiança que devemos ter Nele apesar das dificuldades, claro que há momentos que não queremos passar, ou tentamos evitar o máximo possível, mas no final agradecemos por ter passado por isso.🥰
    E vejo que o alimento chega no momento correto, exato que precisamos. È lindo.🌼

    Como eu tenho aprendido com cada uma de vocês com os relatos, louvores, testemunhos.
    Obrigada meu Amado por todo conhecimento, pela jornada, por estar aqui.

    Ótimo dia para cada uma.💕

  6. Meu Deus.
    Meu coração chega a acelerar..
    Ainda não tenho filhos, e nem imagino como seria se eu os tivesse.

    Meu amado sabe de todas as coisas.
    Unidas a vocês também, eu clamo por sim e amém

    Aí meu Jesus. Nos ajude 🥹❤️
    Te amamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *