Como tudo isso começou?
Estamos casados há 18 anos, e há uns meses atrás comecei a sentir que as coisas não estavam bem entre nós. Meu MT estava frio e distante. Eu, que ainda era uma mulher contenciosa e muito tola, comecei a confrontá-lo, sempre perguntando o que estava acontecendo com ele, tentava obrigá-lo a conversar, e isso, obviamente, só fez com que as coisas piorassem entre nós. No dia do meu aniversário tive certeza que tinha alguma coisa muito errada, ele que sempre foi muito carinhoso e atencioso, nesse dia foi extremamente frio e só comemorou o meu aniversário por “obrigação”. A partir daí eu comecei a buscar desesperadamente por provas do que estava acontecendo. Descobri que ele estava com OM e como se não bastasse, ela era minha colega de trabalho. Insanamente o confrontei, pedindo explicação, liguei pra ela mas ambos negaram, mesmo assim meu mundo desabou.
A partir de então, as coisas ficaram pior, ele ficou cada dia mais distante e eu a cada dia me magoava mais. Como já conhecia a Deus e acreditava verdadeiramente que casamento era para vida toda, comecei a me voltar para Ele, porém, sem abrir mão do meu comportamento destrutivo. E quanto mais eu tentava resolver com minhas forças, mais meu casamento era destruído.
Tudo que meu marido fazia, me deixava mal; se ele era frio eu ficava destruída, se ele era atencioso, eu o achava falso e ficava enojada. Enfim, estava totalmente insatisfeita e incompleta.
Como Deus transformou você & Ele transformou a sua situação conforme você O buscou de todo o coração?
Quando descobri umas conversas dele com a OM sobre assumirem publicamente a relação deles e falavam inclusive sobre guarda de filhos. Eu tive a noite mais desafiadora da minha vida, o meu desejo era de acabar com tudo, cheguei a planejar como faria, iria aproveitar o evento, diante de todos os amigos e familiares e mostrar “quem ele era”.
Porém foi nesse dia, que o Senhor começou a me quebrar. Passei a noite em claro, em batalha com o Senhor, e Ele começou a me mostrar de quem, verdadeiramente, era a responsabilidade de tudo o que estava acontecendo.
Comecei a enxergar o meu eu, o tamanho do meu ego, a mulher rixosa, contenciosa, fariséia, hipócrita e “dona do mundo” que eu era. Entendi que já fazia tempo que eu enganava as pessoas, demonstrando uma santidade que não era verdadeira. Na verdade eu estava conseguindo enganar até a mim mesma.
Entendi também que o real motivo para eu estar passando por essa situação, era porque o Senhor há muito tempo tentava chamar minha atenção e eu não dava a importância devida a Ele.
A partir daquela noite o Senhor começou a moldar o meu caráter, e eu, desde então, decidi que só daria um passo se fosse com a permissão do Senhor.
E a minha primeira atitude em obediência total ao meu Amado Senhor, foi manter todos os planos para as comemorações do aniversário do meu esposo, pois o meu MC me disse que eu deveria honrá-lo, independente do comportamento dele. (Como foi difícil)
Desde então, passei a vir dia após dia, me entregando completamente nos braços do meu MC e tenho descoberto que nada, absolutamente nada, é mais importante para mim do que Ele. Como Te louvo e Te agradeço por não ter desistido de mim, Amado da minha alma.
“Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei.” Salmos 94:12
Quais os princípios, da Palavra de Deus (ou princípios dos nossos recursos), que o Senhor te ensinou durante essa provação?
Foram tantos os princípios que aprendi, que nem tenho como enumerá-los, porém alguns estão sendo fundamentais nessa minha JR.
Mesmo antes de me jogar nos braços do meu MC, já entendia que não deveria compartilhar sobre isso com ninguém, a não ser com Ele. Porém, a palavra de Deus e os recursos do RMI, me fortaleceram nessa decisão, e então, esse foi um dos princípios que consigo manter fielmente até hoje.
Eu me mantenho calada (ganhar sem palavras) e não buscar explicações com meu MT, é um dos princípios mais difíceis de manter, mas o Senhor tem me sustentado.
Outro princípio que tem feito muita diferença na minha JR é não ser contenciosa, ao invés disso buscar ser amável e gentil.
Quais foram as horas mais difíceis que o Senhor te ajudou a atravessar?
Grandes foram as lutas travadas nesse processo, mas o Senhor nunca me desamparou. Ainda quando eu quis desistir, e jogar tudo para o alto, o meu Amado e lindo MC cuidou de mim, como eu nunca havia sido cuidada.
O turbilhão de emoções que enfrentei após descobrir que o meu casamento não era tão sólido como todos pensavam que era, foi praticamente enlouquecedor. E eu lutava contra minha mente que insistia em querer pensar cada cena do que eu tinha tomado conhecimento, mesmo que eu não tivesse visto nada. Mas nessas horas eu me derramava diante do meu Marido e Ele sempre aquietava o meu coração e me fazia crer que tudo estava no controle Dele, e me fazia enxergar as coisas lindas que Ele estava planejando para mim.
Foi muito difícil também manter a serenidade e agir como se nada tivesse acontecendo diante dos meus filhos e de nossas famílias, mas sempre entendi que precisava preservá-lo, afinal, eu sempre acreditei que tudo iria passar e quanto era importante preservar a credibilidade dele diante de nossos filhos, familiares e amigos.
Como disse antes, a OM trabalha comigo, e ainda é muito difícil cruzar com ela diariamente. O Senhor tem ministrado o perdão em meu coração e eu já decidi perdoá-la, já entendo que não é ela a minha inimiga, porém esse é um outro testemunho que tenho certeza que darei brevemente.
Qual foi o “ponto de virada” de sua restauração?
Em um determinado dia, depois de uma semana muito difícil, com muitas lutas no trabalho e com inúmeras descobertas completamente desagradáveis, fiz uma oração ao Senhor abrindo mão de tudo. Disse que não aguentava mais lutar, que iria me manter imóvel a partir daquele dia e que não estava mais interessada na restauração e que tudo estava por conta Dele, disse ainda que minha oração agora seria só para que Ele fizesse conforme a Sua vontade.
Naquele mesmo dia, fiquei sabendo que meu MT havia bloqueado a conta da OM. Fiquei tão impressionada, que não tinha palavras para agradecer ao meu Amado, pois esse era um dos pedidos que eu mais fazia em minhas orações. Só aí eu percebi que eu estava realmente entendendo o princípio de deixar meu MC no controle de todas as coisas e que Ele sabia exatamente o tempo e a hora certa para cada detalhe da minha JR.
Na verdade, acredito que o meu Amado providenciou tudo para que eu tivesse conhecimento dessas informações, Ele estava me dizendo suavemente: “Descansa em mim, eu sei do que você precisa e estou cuidando de tudo”. Ele é lindo e eu não tenho palavras para descrever o quanto estou apaixonada por Ele.
Compartilhe conosco COMO isso aconteceu. Seu marido simplesmente apareceu? Você suspeitou que isso estava perto de acontecer?
Meu MT nunca saiu de casa, nosso distanciamento aconteceu com os dois dividindo a mesma cama. Depois que eu descobri o RMI e que eu passei a aplicar os princípios contidos nos materiais disponíveis e na Bíblia (a qual eu não consigo mais me distanciar), as coisas já começaram a mudar. Deixei de ser contenciosa, passei a viver e a ter prazer na submissão ao meu MT e consequentemente ele foi se aproximando de mim. Voltamos a conversar sobre qualquer assunto e a rirmos juntos. Mas ainda me sentia insegura, pois sabia que o contato com a OM não havia cessado.
Porém, dias depois de eu descobrir que ele havia bloqueado todo o contato com a OM, estávamos voltando de um exame o qual ele tinha que fazer e fez questão que eu o acompanhasse, quando ele começou a conversar comigo sobre a OM. Dentre muitas coisas que ele declarou, falou que não estava mais aguentando ter contato com ela, que tinham tido uma grande discussão e que ele aproveitou para excluir e bloqueá-la de todos os meios de contato que eles tinham. E que a partir daquele momento estava pedindo a Deus que o fortalecesse para que ele não voltasse atrás e para que o Senhor restaurasse tudo o que havia sido perdido, pois queria andar segundo os propósitos do Senhor para o nosso casamento e principalmente para a vida dele. Tivemos uma conversa franca e eu louvo ao meu Amado, pois Ele conseguiu me manter sóbria e conseguiu controlar as minhas emoções e principalmente a minha língua.
Você recomendaria algum dos nossos materiais em particular que te ajudou ?
Recomendo que leiam os livros “Como Deus Pode e Vai Restaurar o Seu Casamento” e “Uma Mulher Sábia”. Recomendo ainda os Cursos, os Devocionais e os Encorajamentos Diários. Mas recomendo principalmente a leitura diária da Bíblia, onde você se certificará de tudo o que os materiais disponíveis no RMI contém.
“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:2
Você estaria interessadas em ajudar a encorajar outras mulheres?
Sim, certamente.
De qualquer forma, qual o tipo de encorajamento que você gostaria de deixar para as mulheres, em conclusão?
Antes de tudo, entendam que essa jornada de restauração não se trata da restauração única e exclusivamente do seu casamento. Na verdade esse foi o meio que o Senhor encontrou de chamar sua atenção para Ele.
Portanto, se você ainda não fez, comece imediatamente a colocar Deus onde Ele deve sempre estar, no centro, e principalmente no controle de sua vida. Eu posso garantir que você experimentará a maior experiência de toda a sua vida.
E nunca desista! Divórcio não deve ser uma opção. Mas se ele, por acaso acontecer, se mantenha firme, pois o nosso Deus é especialista em transformar maldição em benção.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6
~ Uma Leitora do Encorajamentos Diários no Ceará