Como tudo isso começou?
Tudo começou quando eu deixei o Senhor de lado e não busquei ser uma mulher sábia. Embora meu marido sempre tenha sido um homem difícil de demonstrar suas emoções e sentimentos eu sabia que ele me amava, mas como disse, eu queria algo dele que só o Senhor poderia me dar. Eu quis mudar ele ao meu modo, quando eu mesma era contenciosa, murmuradora e controladora. Eu queria tudo do meu jeito e não conseguia mais lidar com o jeito do meu esposo. Até por ele ser de outra nacionalidade, as diferenças culturais me angustiava. E eu cobrava e cobrava sem parar. Ele andava frustrado porque não sabia ser diferente e isso foi o afastando cada vez mais de mim.
Então um dia ele voltou para a Alemanha, mas era para ser por um curto período, porém durou uns 7 meses até que eu fui também e recomeçamos a vida lá. Mesmo distante estes meses não conseguimos ficar sem brigar, ele é cheio de feridas no seu coração e alma, mas eu não soube lidar com este fato e forcei ele a ser o que eu idealizava, não soube amar meu esposo como o Senhor nos ama, sem esperar nada em troca. Pelo contrário, eu o pressionei de todas as formas e quanto mais eu o pressionava e o perseguia mais distante e frio ele se tornava.
Desde o primeiro dia em que fui para Alemanha até o dia que voltei para o Brasil eu chorei todos os dias, com tristeza na alma, com o coração ferido, porque nosso relacionamento foi indo por água abaixo dia após dia. Não havia conversa entre nós, não havia intimidade, não havia paz. Surgiu uma OM (outra mulher) a qual ele sempre negou, mas eu julgava que existia sim algo entre eles e isso nos causou grandes confrontos, muita dor. Eu estava descontrolada, só sabia chorar, ele estava estressado porque tudo se arruinou, as finanças, os planos dele, minha saúde…tudo. Até concordamos em tentar ter nosso primeiro filho, mas como tive uma outra trombose isso foi descartado e eu fiquei pior ainda. Ele mal parava em casa e quando estava eu parecia ser invisível. Eu estava longe da minha terra, sem família e amigos e sem ter o coração do meu esposo.
Como Deus transformou você & Ele transformou a sua situação conforme você O buscou de todo o coração?
Eu sabia que o Senhor podia mudar tudo, mas eu não sabia como começar, então depois de uma briga feia que tivemos, eu clamei a Ele por socorro e pedi um sinal, que se Ele gostaria de restaurar meu casamento que me desse um sinal, e Ele foi fiel, pois eu já estava pronta para desistir. A partir daí o Senhor foi me mostrando meus erros e acalmando meu coração, me enviou um casal de brasileiros para a mesma igreja que eu raramente frequentava lá e nos aproximamos, nos tornamos irmãos, eles oraram comigo e por nós até que esta minha amada amiga me repassou o livro “Como Deus Pode e Vai Restaurar o Seu Casamento”. E este livro foi um divisor de águas, me deu esperanças e pude começar a lutar o bom combate pela minha restauração com o Senhor, e pela restauração do meu casamento de forma sábia. Eu comecei a buscar o Senhor de todo o meu coração. Ele passou a ser meu guia, meu refúgio e consolo.
Quais os princípios, da Palavra de Deus (ou princípios dos nossos recursos), que o Senhor te ensinou durante essa provação?
Os princípios que aprendi é o de ganhar sem palavras, embora ainda hoje eu falhe as vezes nisso, mas recomeço com a ajuda do Senhor. Aprendi também a não difamar meu esposo, porque eu o expus a muitas pessoas na tentativa de encontrar ajuda. Outro princípio fundamental que aprendi é o de orar e jejuar. A ler a palavra do Senhor como não fazia antes.
Quais foram as horas mais difíceis que o Senhor te ajudou a atravessar?
As horas mais difíceis foi quando meu marido decidiu que eu deveria voltar para o Brasil, nunca falou em separação ou divórcio, disse apenas que como a nossa situação lá estava caótica e inclusive ele teria que entregar o apartamento em que morávamos. Ele precisava resolver estas questões, antes para que eu fosse novamente para lá. Eu resisti no princípio, mas me lembrei que deveria ser submissa e vim. Isto durou 1 ano e meio e neste período eu descobri que ele ainda estava no apartamento, e o pior foi saber que a OM estava lá também. Mas o Senhor me levantou e me fez ver que Ele é fiel e nEle não há mentira. Ele acalmou meu coração e me fez prosseguir crendo.
Qual foi o “ponto de virada” de sua restauração?
O ponto de virada foi parar de cobrar meu marido. Quando eu me rendi ao Senhor e Ele passou a ser tudo para mim. Embora ainda precise ser transformada em algumas áreas, eu sei que o Senhor é fiel para completar a obra que Ele começou em mim e em minha família. Eu comecei a ver meu marido me mandar mensagens, chegou a enviar dinheiro sem eu pedir, pois vim para o Brasil sem dinheiro e sem emprego.
Compartilhe conosco COMO isso aconteceu. Seu marido simplesmente apareceu? Você suspeitou que isso estava perto de acontecer? *
Como estávamos nos falando com mais frequência, ele foi mostrando interesse em vir para o Brasil também. Isso me deixou muito feliz e agradeci a Deus por estar movendo o coração dele. Demorou um pouco, como disse foi 1 ano e meio até que ele viesse, mas não ficou nem duas semanas. Eu já estava planejando nosso Natal e tudo quando no dia 23 ele voltou para a Alemanha. Neste dia eu o vi chorar pela primeira vez em 10 anos juntos. Eu sabia que ele teria que voltar ainda porque nossas cachorras ficaram lá, mas não sabia que seria tão rápido. Ver ele chorando e dizendo que foi um período difícil para ele também me fez ver o quanto o Senhor está tocando no coração dele. Disse que resolveria algumas coisas lá e voltaria em breve. Fiquei triste com a partida dele, mas logo o Senhor me lembrou que Ele está no controle. Então dois meses depois ele chegou. Precisava voltar para resolver mais sua vida por lá. Mas desta vez ele veio mais carinhoso, tivemos intimidade depois de quase 2 anos. Viajamos juntos, pois estava de férias e ele já havia me dito que tentaria estar aqui neste período e o Senhor realmente o trouxe. Estamos vivendo como se todo o mal que nos sobreveio não existisse, diariamente preciso me controlar para que a velha eu não entre em ação novamente. Não é fácil, pois ele não se abre muito, não conversa e volte e meia eu me vejo tentando apressar as coisas, mas o Senhor na Sua infinita misericórdia me chama a atenção. Ainda existem muitas coisas que o Senhor quer arrumar em nós, mas eu não posso protelar o testemunho de tudo que Ele já tem feito. Louvado seja nosso Deus, que não desiste de nós, nem de nossas famílias.
Você recomendaria algum dos nossos materiais em particular que te ajudou?
Eu recomendo tudo que este Ministério dispõem. Eu aprendi a depender do Senhor somente. Aprendi a ler a Palavra dEle e a ser transformada e curada por ela. Os cursos são fundamentais para que possamos estar preparadas nas mais variadas situações. Enfim…aproveitem tudo o que puderem que está à nossa disposição através deste Ministério e destas mulheres encorajadoras.
Você estaria interessada em ajudar a encorajar outras mulheres?
Sim
De qualquer forma, qual o tipo de encorajamento que você gostaria de deixar para as mulheres, em conclusão?
Não desistam! E deixe Deus ser Deus nas suas vidas! Busque a Ele verdadeiramente. Deixe que o Senhor as cure, enquanto Ele trabalha a favor da restauração de suas famílias. Ele é fiel e não envergonha ninguém que por Ele espera e obedece.
~ Uma Reconstrutora no Paraná