♕ Promessa de hoje:“O coração do rei é como um ribeiro de águas caudalosas nas mãos do SENHOR; este o inclina para onde deseja.” Provérbios 21:1
Rosana, como tudo isso começou?
Há 8 anos eu me vi sem meu MT (marido terreno), perdida e confusa com tudo. Sempre fui independente, segui os passos das mulheres modernas e do feminismo que nos rodeia. Apesar de ser doce, um pouco ingênua e muito romântica, tenho uma personalidade que precisa ser domada pelo meu Marido Celestial (MC) constantemente. O casamento dos meus pais acabou quando eu tinha 15 anos e isso nos trouxe alguns problemas, porém, conheci a Deus desde jovem, isso me ajudou a enfrentar o divórcio dos meus pais de forma mais leve.
O meu casamento acabou porque eu fui a esposa tola e rixosa que a Bíblia diz, e não fui submissa ao meu MT. Só praticava a parte de ajudadora, aliás eu queria resolver, e resolvia tudo por ele, não dei o espaço que o marido merece. Não o honrei em muitos aspectos, e o principal, foi na nossa intimidade como casal.
Meu marido então se viu impelido pelo pecado a procurar por outras fontes, e uma delas foi pela internet, até ele se envolver com alguém do trabalho. Não posso afirmar se houve adultério da parte dele, mas a OM (outra mulher) que ele foi viver junto era sua colega de trabalho.
O que posso dizer ao longo desse tempo: foram anos dolorosos, os quais eu tive que recorrer ao meu MC.
Como Deus transformou você & transformou a sua situação, Rosana, conforme você O buscou de todo o coração?
No início busquei vários tipos de ajuda em igrejas, ministérios e pastores, orei muito, até meu MT me procurar algum tempo depois, quase tive meu casamento restaurado, hoje vejo que não era a hora certa, eu precisava ser lapidada um pouquinho mais, ele logo se afastou novamente, e aí sim foi morar com a OM e ter uma vida com ela e com a filha dela.
Nesse período foi que conheci o RMI, foi aqui que fui salva de mim mesma, das minhas aflições e angústias. E fui caminhando ano após ano, crendo no impossível. Aprendi a orar e jejuar, aprendi a buscar e a confiar no Marido Celestial (MC) como nunca o fizera antes.
Eu mudei muito, mudei meus pensamentos para uma verdade do que era o casamento perante Deus, porque até então eu já havia conhecido essa verdade, mas foi aqui no RMI que vi verdadeiramente, através da Erin, Michelle e das ministras, e dos encorajamentos, como ser uma mulher virtuosa.
Eu lia cada postagem, eu vi todos os videos da Erin, eu comprei e distribuí livros e cartões, li os livros incontáveis vezes. Recorri a todos os materiais disponíveis, fiz os cursos por completo e fiz outras vezes incompletos.
Isso foi minha fonte de suprimento para minha mudança.
Eu não falei com meu MT por 2 anos, eu não ouvi sua voz, não vi sua face. Eu o deixei ir totalmente fisicamente, e o guardei em Deus, eu o entreguei nas mãos do meu MC. E fui ser a Noiva amada que Ele me chamou para ser. Andamos juntos por maravilhosos 8 anos.
Quais os princípios, da Palavra de Deus (ou princípios dos nossos recursos), Rosana, que o Senhor te ensinou durante essa provação?
Aprendi a honrar o desonrável, eu não falava mal do MT (marido terreno), o que o desonrei no casamento, fui consertando durante minha jornada, como deixar um espaço no guarda-roupas com cabides, pois ele sempre pedia para guardar suas camisetas em cabides e eu não concordava, não saia em dias de jogos, pois era algo que ele não deixava para proteger a mim e nosso filho, não busquei o divórcio ou pensão, e passei muitas dificuldades por isso, porém o Marido Celestial (MC) sempre estava lá para me suprir em dobro.
Aprendi a ter um espírito manso e quieto, não fui atrás dele para pedir satisfações, não afrontei a OM ou qualquer familiar dela.
Mantive distância das redes sociais, e não adicionei ele nos aplicativos de comunicação. Quando precisava falar era somente por SMS, isso por 5 anos.
Usei minha Aliança de casamento por determinado período e depois tirei devido ter passado muito tempo, me senti livre para ficar sem ela, e foi quando realmente o deixei ir do meu coração, cada caso é um caso, hoje teria continuado usando.
Amadas, eu apliquei todos os princípios de forma zelosa, o principal princípio que aprendi foi ser uma zelote, assim como Erin nos ensina. Estava sempre em busca de reparar em mim e não no MT, eu estava atenta a ver meus erros, e em como mudar essa ou aquela situação, de acordo com os princípios. Eu tive muito zelo em seguir os padrões propostos aqui no RMI, em conformidade com a palavra do meu Amado MC. Erin fala muito sobre isso nos vídeos.
Não fui nem a metade zelote, tive inúmeras falhas na jornada, tanto é que fiquei dando voltas no meu deserto, e a partir do momento que me propus a ter ousadia e caminhar como uma vencedora, as coisas foram acontecendo.
Rosana, quais foram as horas mais difíceis que o Senhor te ajudou a atravessar?
Todas as horas foram difíceis para mim, aceitar a saída do MT (marido terreno) de casa, ver meu filho sem o pai, ter que me virar com as finanças. E como a maioria, acredito que o pior momento foi ter a certeza de que o MT estava com uma OM e sendo feliz com ela, lidar com isso e o abandono ao mesmo tempo foi terrível demais. Até o fim do meu casamento eu não havia sentido uma dor tão grande, e não conhecia a palavra repúdio, essa palavra dói demais.
Hoje, entendo porque o MC odeia o divórcio. Não cheguei ao ponto do divórcio, Deus não permitiu eu passar por essa etapa, e creiam eu pedi a Ele por isso. Em um determinado momento que me senti forte, eu orei assim: “Querido, eu estou pronta para passar por tudo que Você quiser que eu passe, eu quero muito entrar na fogueira como Sadraque, Mesaque e Abednego. Não me importa se for o divórcio, ou que meu filho tenha que conviver com a OM, ou se ela tiver um filho do meu MT, eu quero passar, pois sei que Você estará comigo!”
E depois dessa oração realmente a fogueira aumentou.
Amadas, eu não tive mais paz ao meu redor, mas eu tinha uma enorme paz dentro de mim e uma força que não sei explicar, enquanto ao meu redor a fogueira estava acesa, sem tostar nem ao menos meus pelos.
Rosana, qual foi o "ponto de virada" de sua restauração?
As coisas começaram a tomar um rumo diferente alguns anos mais tarde.
Antes vou contar as bênçãos da minha jornada: Eu ganhei uma viagem para o litoral, eu consegui trocar meu carro. Meu filho se vestiu como um príncipe e eu também. Nós viajamos muito, nós comemos o melhor dessa terra, nós moramos muito bem. Eu tive um Marido Celestial que cuidou de mim o tempo todo.
Eu fiquei cada vez mais bonita a ponto de atrair pretendentes.
Meu jardim floresceu de uma forma inexplicável.
E então, eu e meu marido começamos a dialogar mais. Devido ao roubo do meu carro, ele tentou me ajudar e foi na minha casa pela primeira vez após nos deixar.
Meu filho adoeceu e estava com o MT, e ele teve que levá-lo ao hospital, e o meu Amado permitiu nossa aproximação, ficamos os três juntos novamente e foi maravilhoso.
Eu era uma mulher diferente, sem ciúmes, sem neuroses, mais leve e tranquila. A OM ligava para ele a cada hora. Meu filho se internou e nós revezamos as noites e os dias da internação. Ali não era a restauração, mas uma aproximação. O MT ainda queria estar com a OM. Mas Deus já estava trabalhando forte a meu favor.
Compartilhe conosco COMO isso aconteceu Rosana. Seu marido simplesmente apareceu? Rosana, você suspeitou que isso estava perto de acontecer?
Nosso aniversário de casamento é em fevereiro, e não me recordo o dia de fevereiro meu MT me enviou uma mensagem perguntando em qual escola nosso filho iria estudar, eu respondi que iria ver, e ele me perguntou se poderíamos ver juntos, e eu, claro, disse que sim.
E ele pediu nesta noite que levasse meu filho para ele ver, naquela hora, eu levei e chegando lá ele simplesmente queria lanchar conosco. Ali também não era a restauração, mas era o início dela.
E daí em diante descobri que ele já não estava mais morando com a OM, estava na casa da mãe dele, pois eu havia orado para Deus o atrair de volta, e tirá-lo da casa da OM, isso aconteceu e eu não sabia. Eles se desentenderam, houve agressão física e outros fatos que não cabem aqui serem detalhados.
Ele voltou para mim, mas não para nossa casa em definitivo.
E ele teve muita dúvida, ficando comigo, com a OM (outra mulher), com outras OMs, enfim, tudo que satanás podia fazer para eu desistir.
Eu briguei e o afastei várias vezes, eu tive medo de sofrer novamente. E o MC foi me dando os livramentos necessários, me guiando.
Eu caí em pecado nesse período, me envolvi com outras pessoas, eu desisti de tudo, porque o retorno foi mais difícil que a jornada. Enquanto eu pensava que meu MT me amava, eu fui forte, quando eu vi que o amor dele estava frio, eu desisti. E foi nesse momento que o MC tomou as rédeas da minha vida e foi aos poucos me mostrando que a vontade era Dele e não minha, que Ele tem um propósito para as famílias. E foi colocando o amor novamente no coração do meu MT.
Só digo que hoje meu casamento foi restaurado, bem eu só pude dizer isso agora, porque aprendi no RMI que só devemos submeter nosso Relatório de Restauração de Casamento após estarmos morando na mesma casa, e isso demorou para acontecer, e eu esperei por uma certeza, a fim de não agir na emoção e colocar em risco os planos de Deus, não que os planos não se cumpririam, é que de certa forma Deus precisa trabalhar no secreto para nos surpreender.
Rosana, você recomendaria algum dos nossos materiais em particular que te ajudou?
Amada noiva, não importa se você está no início, no meio ou no fim da sua jornada, não importa quando tenha conhecido esse lindo e salvador ministério, o RMI, aproveite tudo que tem a seu dispor por aqui. Leia tudo, ouça, busque, pratique, seja uma zelote.
Siga os passos da Erin, ela nos ensina a ser doces, amáveis e fiéis ao nosso propósito, não apenas de ter um casamento restaurado, um propósito de sermos mulheres que impactarão a vida de outras mulheres, de nossos filhos, da nossa geração.
Rosana, você tem versículos bíblicos favoritos que gostaria de passar para as mulheres que leem seu Testemunho? Promessas que Ele te deu?
Vou deixar alguns versículos que guardo comigo. Alguns fazem parte do meu caderno de anotações, o qual Erin nos ensinou a ter conosco, outros eu guardo na minha mente como selos da vontade do Senhor:
“Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" Lucas 9:62
“Recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro.” Salmos 56-8
“Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.” Malaquias 4:6
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.” Salmos 91:7
“O coração do rei é como um ribeiro de águas caudalosas nas mãos do SENHOR; este o inclina para onde deseja.” Provérbios 21:1
Procurei aplicar todos os ensinamentos do RMI, eu temia pelo futuro do meu filho e do meu MT. Não era apenas um casamento em crise, tratava-se da salvação deles, no que um divórcio impactaria na minha vida e na vida deles e de todos ao meu redor, e se eu falhasse como cristã, sim porque Deus não falha, nós é que falhamos em não crer. Tenha fé, minha querida, Deus está à caminho!
Eu li muito o Salmos 126, e quero deixá-lo registrado aqui para você:
“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” Salmos 126
Rosana, você estaria interessada em ajudar a encorajar outras mulheres?
Sim, claro!
De qualquer forma Rosana, qual o tipo de encorajamento que você gostaria de deixar para as mulheres, em conclusão?
Ouça, você não está só. Existe um exército de mulheres como você. Você não é a vítima, você ficou com a melhor parte, e espere que ainda virão os despojos.
Se aprimore para falar do que aprendeu ou aprenderá aqui. Hoje posso falar para qualquer mulher que esteja em crise no seu casamento, já fui conselheira de várias delas, minha irmã teve seu casamento restaurado, amigas que encorajei estão vendo coisas aconteceram com os MTs que as deixaram, até mesmo aquelas que não deram ouvidos e ficaram com seus corações duros, podem ver o que Deus tem feito.
Enfim, creia, você que está buscando há alguns dias, meses ou longos anos, a palavra final para o casamento é a morte, enquanto seu cônjuge viver existe esperança. Continue perseverando nessa linda jornada!
~ Rosana em Goiás
_____________________________________________________________________________________
Encontre mais entendimento e supere os obstáculos: #Deixar ir e #Mulher Contenciosa simplesmente clicando na #Tag vinculada aos Testemunhos de Casamento Restaurado.
Arquivo nas hashtags#: contenciosa, e-Parceira, Enfrentando o Divórcio, Jejum, MC, Deixar Ir, OM, TCR.
Quer ainda mais Testemunhos de Casamento Restaurado para você estudar e aprender os princípios vinculados para encorajar você?
Leia MAIS USANDO O Translate >> Inglês RMTs e Espanhol RMTs
Você encontrará isto em Pela Palavra do Seu Testemunho (Livro 10): (disponível apenas em inglês) “Bençãos virão e te alcançarão”
Há muito MAIS testemunhos disponíveis para ler em Pela Palavra do Seu Testemunho Pacote da série completa: 10 e-books (disponível apenas em inglês) ou comprando-os impressos Pela Palavra de Seu Testemunho Pacote COMBO da Série Completa: Brochura e eBooks. (apenas WOTT1 disponível em português)
Se seu marido voltou para casa, submeta seu testemunho para que possamos começar a encorajá-la a continuar sua Jornada de Restauração e convidá-la para as nossas Reuniões de Comunhão do Zoom para noivas restauradas.